Crescimento e Desenvolvimento Infantil
Por: mayarakbc • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.520 Palavras (11 Páginas) • 302 Visualizações
FACULDADES NETWORK
Andrews Gonçalves
Kauê Oliveira
Crescimento e Desenvolvimento Infantil
Nova Odessa
2015
Andrews Gonçalves – 04
Kauê Oliveira – 43
[pic 1]
Crescimento e Desenvolvimento Infantil
Trabalho referente a matéria de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor. 2º Bimestre do 3º Período de Ed. Física das Faculdades Network.
Profª Magda Andrade
Nova Odessa
2015
Sumário
- Introdução ao Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem-------------------4
- Infância----------------------------------------------------------------------------------------4
- Crescimento no Início da Infância-------------------------------------------------------5
- Desenvolvimento no Inicio da Infância--------------------------------------------------5
- Características do Desenvolvimento no Início da Infância--------------------------6
- Físico e Motor
- Cognitivo
- Afetivo
- Implicações para o Prog. Mot. Desenvolvimentista no Início da Infância-------7
- Crescimento na Infância Posterior-------------------------------------------------------8
- Desenvolvimento na Infância Posterior-------------------------------------------------8
- Características do Desenvolvimento na Infância Posterior-------------------------9
- Físico e Motor
- Cognitivo
- Afetivo
- Implicações para o Prog. Mot. Desenvolvimentista na Inf. Posterior-----------10
- Aprendizagem Motora--------------------------------------------------------------------11
- Atividades------------------------------------------------------------------------------------12
- 2 anos
- 3-4 anos
- 5-6 anos
- 7-10 anos
- Referências----------------------------------------------------------------------------------15
- Introdução ao Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem.
Crescimento: É todo aumento no tamanho, pelas modificações no peso e altura que ocorrem continuamente desde a concepção até a maturidade completa, mesmo não sendo um processo uniforme.
Desenvolvimento: É o processo de mudanças motoras que envolve tanto a maturação do Sistema Nervoso Central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante a vida.
Aprendizagem: É o centro de toda educação, onde, em seu conceito motor, busca compreender como os indivíduos adquirem, desenvolvem e usam suas habilidades motoras.
- Infância
A palavra infância tem origem do latim ‘infantia’, e é um período que vai desde o nascimento até aproximadamente os 11 ou 12 anos de vida de uma pessoa.
É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança, especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Mais do que isso, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e a aquisição das bases de sua personalidade.
- Crescimento no início da infância.
No começo da infância, o ganho de altura e peso já é mais lento que na ‘primeira infância’ (período de zero a dois anos), mostrando também que o peso ganho diminui após o 1º ano e a altura começa a reduzir o ritmo de crescimento após o 2º ano e mantem uma constância até a puberdade.
Em média, há um ganho de 5cm/ano e 2,3kg/ano e havendo pouca diferença entre os sexos, mostrando os meninos um pouco mais altos e pesados que as meninas.
O início da infância destaca-se como um período ótimo para o desenvolvimento motor das crianças, desde movimentos básicos até habilidades esportivas intermediárias.
O crescimento ósseo no início da infância é dinâmico e vulnerável a fatores como a má alimentação, fadiga e doenças, podendo retardar o esse crescimento em até três anos caso o indivíduo sofra essas privações.
Quando a criança nasce, o mesencéfalo mostra-se quase 100% desenvolvido, já o cérebro atinge cerca de 75% do peso adulto apenas por volta dos 3 anos e 90% aos 6 anos e o córtex central só se desenvolve plenamente aos 4 anos de idade.
- Desenvolvimento no início da infância
O que as crianças mais gostam de fazer no início da infância é brincar. Sem dúvidas que as brincadeiras ocupam grande parte do tempo e é como elas passam a conhecer melhor o seu próprio corpo e suas capacidades motoras globais e finas.
Nesse período, as crianças desenvolvem funções cognitivas que aumentarão o seu raciocínio logico e formulação de conceitos, costumam ser muito egocêntricas e com grandes percepções do que as rodam sendo também muito influenciáveis.
Seu senso de iniciativa pode ser observado pela sua curiosidade e comportamento exploratório, mostrando envolvimento em novas experiências, subindo, correndo, pulando, arremessando objetos sozinhas e vendo que são capazes de fazer quando estão brincando e conseguindo uma ampla variedade de atividades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras fundamentais. Esses aumentos de iniciativa começam bem tímidos com as crianças de 2 a 3 anos e vão aumentando sua desenvoltura e confiança aos 4 e 5 anos, aumentando também sua imaginação, incentivando a criarem mundos de ‘faz de conta’, realizando ‘grandes tarefas’. Porém, quando não conseguem realizar algo pela iniciativa e autonomia, podem sentir-se frustradas e desenvolver sentimentos como vergonha e culpa, sendo necessário que quem é responsável pelas crianças tenha compreensão com suas limitações respeitando seus níveis de habilidades.
- Características do Desenvolvimento no inicio da infância.
- Físico e Motor
- Meninos e meninas variam entre 83cm e 1,19m na altura e 11-24kgs no peso
- Habilidades perceptivo-motoras desenvolvidas com rapidez, mas frequentemente ocasionam confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial.
- Bom controle da bexiga, mas acidentes ainda acontecem.
- Desenvolvimento de Hab. Mot. Fundamentais, mas mostram um pouco mais de dificuldades em Mov. Bilaterais do que Mov. Unilaterais.
- Muita energia, mas precisam de curtos períodos de descanso.
- Hab. Mot. Desenvolvidas até o ponto que se vestem sozinhas, necessitando ocasionalmente de alguma ajuda.
- Funções e processos corporais bem regulados e estáveis.
- Estruturas bem similares entre os sexos.
- Controle Motor fino ainda necessita de desenvolvimento, mas o controle motor rudimentar desenvolve-se com velocidade.
- Apresentam relativo grau de hipermetropia, já que os olhos não estão 100% prontos para trabalhos difíceis de longo prazo.
- Cognitivo
- Cresce a hab. verbal de expressar pensamentos e ideias
- Alta imaginação para imitação de símbolos, com pouca preocupação com precisão e cronologia dos eventos.
- Pesquisa e descobertas de novos símbolos com referencias pessoais.
- Grande parte dos aprendizados provém de brincadeiras.
- Período de transição entre um comportamento predominantemente egoísta para um comportamento mais social.
- Afetivo
- O egocentrismo predomina, e parecem ser briguentas e relutantes.
- Timidez, introversão, medo e mede de mudanças
- Começo do desenvolvimento do conceito de ‘certo e errado’.
- Crianças de 2 e 4 apresentam comportamento incomum, enquanto as de 3 e 5 demonstram uma melhor adaptação e estabilidade
- Desenvolvimento do autoconceito, necessária bastante atuação positiva dos responsáveis.
- Implicações para o Prog. Mot. Desenvolvimentista
- Oferecer oportunidades para Atividades Mot. Rudimentares em vários ambientes
- Enfatizar a exploração motora, habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras com a correta execução dos movimentos, sem esforços mecânicos.
- Encorajamento positivo a fim de obter um autoconceito saudável e reduzir o medo do fracasso e superação da timidez e introspecção, mas permitindo que cada uma aprenda em seu ritmo.
- Não há necessidade de separação por sexo
- Usar a imaginação da criança para atividades lúdicas
- Abordagens multissensoriais onde diversas experiências sejam incorporadas.
- Crescimento na Infância Posterior
Essa fase entre os 6 e 10 anos é caracterizada por aumentos pequenos nos níveis de altura e peso, é também a fase onde a criança adquire rápidos ganhos em aprendizado, mostrando níveis relativamente maduros de desempenho esportivo.
Com o crescimento lento, a criança tem mais tempo para acostumar-se com o corpo e melhora o coordenação e controle motor, onde ainda há pouca diferença entre os sexos, podendo realizar praticamente todas atividades juntos até a chegada da pré-adolescência.
As habilidades perceptivas crescem bastante, podendo aumentar ainda mais com a pratica de exercícios específicos, como rebater uma bola, mas, caso não tenham estímulos suficientes podem não desenvolver essas informações motoras e perceptivas para desempenhar eficientemente essas atividades.
...