DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Por: vandercleia • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.769 Palavras (12 Páginas) • 427 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDERP INTERATIVA
Jeferson Giardulo RA: 2867953844
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Março / 2015
CORGUINHO - MS
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDERP INTERATIVA
Jeferson Giardulo RA: 2867953844
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Março / 2015
CORGUINHO - MS
INTRODUÇÃO
Mediante ao todo contexto que envolve o sistema educacional no Brasil temos uma visão bem clara, de como o processo funciona no Brasil. Perante uma organização que dividi em três esferas: Federal, Estadual, Municipal temos leis que dão subsídios e amparo para que esse sistema possa desenvolver da melhor maneira dando qualificação às redes que na verdade elabora metas projetos, e proposta de como organizar órgãos e instituições oficiais dos sistemas de ensino. Nesse trabalho e focalizado como está à estrutura e as leis que ajudam no desenvolvimento do sistema educacional no Brasil. Atualmente, é considerado um dos setores mais importantes para o contexto social e político na nação. Acreditamos que, se investimos na educação e na produção de conhecimentos teremos um crescimento da renda e da qualidade de vida das pessoas e pais. Com isso as estruturas Federais, Municipal, e Estadual vem criando recurso que possa viabilizar projetos que investem melhor ensina não só no fundamental e médio, e sim uma preocupação diz a respeito do ensino superior. O sistema educacional brasileiro é a forma de se organizar a educação regular no Brasil. Essa organização elabora o plano nacional da educação sobre o regimento da L.D. B que em sua limitação cria mecanismos e dá suporte para a implantação de um sistema educacional voltada para a realidade e o contexto social sabendo que a educação não possui um modelo e um sistema único.
A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL
Quando nos referimos de um sistema de educação temos a vinculação de como entendemos o papel de sistema educacional tanto no contexto federal, estadual, e municipal. É o conjunto de estrutura e representado por seguimentos que será seguimentos que ali cesse na LDB que ampara e dá suporte de trabalho nos três sistemas.
Dessa forma, a esfera governamental cuida, por parte, de cada sistema dando subsídios dentro do contexto educacional perante as leis que deve seguir focalizando os conceitos das leis existentes dentro da LDB. Temos uma visão bem clara que e com todo o regimento educacional tanto no ambiente municipal, estadual e federal não acontece um sistema que realmente que funciona mediante, a uma estrutura do sistema de educação tem uma estrutura dividida em conjunto e redes que possui normas e leis que delega função para cada órgão escolar tanto âmbito Federal Estadual e Municipal.
Toda estrutura de um sistema está voltada um conjunto de elementos que irá contribuir para uma coordenação do saber e das instituições políticas, elementos de um mesmo sistema social cultura l e política. As formas de ação e o enfrentamento das reações alteram-se em razão de outro comprometes de forma que possa lidar com as com as diferenças entre os elementos de um sistema. Porém e justo ressaltar que a parte da década de 80, vários esforço tem sido feita para a mudança dessa situação a realidade tanto do sistema Municipal, Estadual e Federal o docente ainda não dignamente remunerado.
O sistema educacional brasileiro e a forma de como se organização educação regular no Brasil. Essa organização se da em sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, onde cada sistema tem um papel no contexto educacional dos pais e as suas incumbências. A união e responsável pelas as escolas particulares e órgãos federais. Esse sistema tem como função elaborar o plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e também coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação. A organizar e manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, bem como definir, com os municípios formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, nas quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades.
União federal: é responsável pelas instituições de educação superior criada e mantida pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa federal. Entre suas principais atribuições está: elaborar o Plano Nacional de Educação, manter, organizar, e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos territórios, prestar assistência técnica e financeira aos estados, Distrito Federal e municípios, e estabelecer competências e diretrizes para a educação básica, cuidar das informações sobre o andamento da educação nacional e disseminá-las baixar normas sobre cursos de graduação e pós-graduação, avaliar a credenciar as instituições de ensino superior.
Estados: Cuidam das instituições estaduais de nível fundamental e médio dos órgãos públicos ou privados. Os estados devem organizar manter e desenvolver esses órgãos e instituições oficiais de ensino que estão aos cuidados, em regime de colaboração com os municípios, dividir proporcionalmente as responsabilidades da educação fundamental, elaborar a executar políticas e planos educacionais, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar, e avaliar os cursos das instituições de educação superior dos estados e assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.
Distrito Federal-DF: instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil criada e mantida pelo poder do DF e também privadas.
Municípios: são responsáveis, principalmente, pelas instituições de ensino infantil e fundamental, porém cuidam também de instituições de ensino médio mantidas pelo poder publico municipal. Pode optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. Os municípios devem organizar manter, e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino, exercer ação redistributiva em relação ás sua escola, autorizar, credenciar, supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino, oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e assumir a responsabilidade de prover o transporte para os alunos de rede municipal.
...