DESAFIO PROFISSIONAL- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
Por: MCelia1963 • 12/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
- MARIA CÉLIA FERNANDES ANTUNES - R.A: 3365535590
- PRISCILA APARECIDA CICONELI - R.A: 3365494500
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................... 6
2. DESENVOLVIMENTO 8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 10
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Conhecer a cartografia, um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno entender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano, como qual o melhor caminho para chegar a um lugar ou como conseguir localizar um amigo que mora em outra região. Também ajuda no estudo do ambiente em que vive. Sendo assim, a cartografia foi o conteúdo selecionado para ser trabalhado dentro da proposta de interdisciplinaridade entre as matérias de Geografia, História e Artes. Na a realização da atividade proposta pela professora.
Na Geografia, os alunos compreenderão a noção do espaço onde vivem, tendo como base o bairro onde moram que é a proposta da atividade; através desse estudo, os alunos começaram a fazer a atividade de territorialidade de onde vivem, analisando o percurso que o aluno faz de casa a escola, pode-se, dessa forma descobrir uma série de conhecimentos ligados a Geografia, tais quais pontos de referência e distância.
Na matéria de História, os alunos irão identificar especificidades de seu bairro e sua história a partir de registros de fatos e situações, a história do lugar e das pessoas e do comércio local.
Na Arte, uma atividade inicial importante é a produção de desenhos do seu bairro, a rua onde mora, o seu trajeto até a escola, a sala de aula, que serão trabalhadas simultaneamente, será realizados croquis e maquetes. É possível perceber, por exemplo, conceitos que os alunos já conhecem e as maneiras que eles encontram para localizar e descrever o espaço.
A interdisciplinaridade é a proposta principal deste trabalho, o desafio é explorar ao máximo essa nova proposta educativa. Um caminho certo e mais seguro para se fazer a relação entre disciplinas é se basear numa situação real. A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que o professor daria de forma convencional seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática, dando sentido ao estudo. Um passeio em torno da escola mostra a geografia do lugar; casa, comércio local, movimentação dos moradores as ruas e seus nomes. Como também permite o contato com a história, percebendo, através de conversas com moradores, como bairro se modificou ao longo dos anos. E depois de ter vivido todos esses momentos de estudo fica mais fácil transformá-los em arte.
2. DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei N° 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova Lei de Diretrizes e Bases N° 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento ampliando os espaços de intercâmbio dinâmico e experiências pedagógicas inovadoras.
A interdisciplinaridade surge então da necessidade de uma resposta para a fragmentação das disciplinas, ela é um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, um modo de trabalhar o conhecimento. Para BOVO (2005, p. 02) A interdisciplinaridade anseia a passagem de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária, para isso precisa de uma escola participativa, com uma visão ampla e não fragmentada, que se torne espaço de reflexão, de trocas de conhecimentos e clareza nos objetivos.
[...] a metodologia interdisciplinar parte de uma liberdade científica, alicerça se no desejo de inovar, de criar, de ir além e suscita-se na arte de -4- pesquisar, não objetivando apenas a valorização técnico-produtiva ou material, mas sobretudo, possibilitando um acesso humano, no qual desenvolve a capacidade criativa de transformar a concreta realidade mundana e histórica numa aquisição maior de educação em seu sentido de ser no mundo (FAZENDA, 1979, p.10-18 apud BOVO, 2005 p. 02).
A interdisciplinaridade vem como integração das diferentes áreas de conhecimento, onde a relação professor x aluno deve estar aberta a indagações e curiosidades dos alunos frente aos desafios que a realidade nos apresenta, é o “pensar”. Está ligada diretamente ao conjunto de relações que o professor estabelece entre as disciplinas apresentadas aos alunos para que estes possam ampliar a compreensão dos fatos, dos fenômenos e das teorias. É uma transcendência de métodos de uma disciplina para outra sem perder sua finalidade disciplinar. As propostas interdisciplinares possibilitam ao professor uma visão ampliada da educação, não se retendo somente a normas e conteúdos, mas analisando as questões polêmicas e contextualizadas de seu tempo.
O trabalho interdisciplinar garante uma maior interação entre os alunos, destes com os professores e no convívio em grupo. A importância de se trabalhar a interdisciplinaridade na escola proporcionam os alunos terem uma visão mais ampla sobre determinado assunto. A interdisciplinaridade faz parte da educação do cotidiano, do que os alunos irão aprender e realmente usar no dia a dia de suas vidas. É interessante observar que mesmos materiais, que aparentemente não possuem conteúdo comum, podem se relacionar e resultar em um trabalho criativo. Esse envolvimento da escola é de extrema importância.
A interdisciplinaridade desenvolve capacidades valiosas nos alunos, como a curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a habilidade de trabalhar em grupo de forma integrada. Com isso geram resultados significativos no desempenho dos alunos e em seu desenvolvimento como seres sociais.
A interdisciplinaridade vai além das salas de aula, quando o professor se propõe a trabalhar sua matéria de forma interdisciplinar ele abre para os alunos muitas possibilidades, com tudo ele precisa organizar o espaço onde irá desenvolver suas atividades, dentro ou fora da sala de aula. Para trabalhar as disciplinas integradas como a proposta do trabalho Geografia, História e Artes o professor pode utilizar de várias metodologias como um mapa para introduzir essas noções e ajudar a turma adquirir noção espacial, o trabalho com imagens aeras e de satélites é um importante aliado. Sites como o Google Maps e programas como Google Earth permitem visualizar mapas e fotos que podem ser analisadas, como um passeio em torno da escola para fazer um mapeamento da rede local e conhecer um pouco da história do seu bairro e realizar croquis do entorno da escola realçando o que há de melhor nos espaços e é dentro desses parâmetros que a atividade, já mencionada na introdução, de reconhecimento das mediações da escola, baseada no conceito da cartografia pretende se apoiar.
...