DIARIO DE CAMPO
Por: Luestuda • 11/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 778 Visualizações
Introdução
- A rotina numa turma do 1 ano, na Escola Sagrado Coração, Resende-RJ,bem como as atividades desenvolvidas com os alunos pela professora Sandra com o meu auxilio, teve como a aplicação do plano de aula. Sob a orientação da Cátia.
- Desenvolvimento
1 visita à professora Sandra, pediu para eu escrever na lousa o cabeçalho para turma, sendo que tinha escrever em letra cursiva para quem sabia e outra não para quem não sabia escrever ou ler em letra cursiva. Logo pediu para todos pegar o livro de matemática e pediu para eu ler para eles. Constatei que assim que eles voltam do recreio, a professora corrigir a tarefa de matemática do livro e depois ela pediu para distribuir uma folha de atividades que tinha acabado de explicar no livro de matemática. A professora me disse que tem dois alunos com grau de autismo, tem um que não faz tarefa nenhuma e tem outro que debocha de tudo, mas perceber que todos eles são muitos carinhosos. Ela me contou das dificuldades que alguns têm devidos ter problemas familiares.
Notei que a turma é muitas agitadas e na hora da saída a professora me autorizou a pedir para eles, que só poderão ir embora se todos ficarem de cabeça baixa e sentados e assim fui liberando de 2 em 2.
2 visita
Era o dia da professora Elza professora de letramento do projeto mais educação. Ela trabalha com cruzadinhas, notei que a turma ficou em silencio e respeitando ela, constatei que era o diferente da professora de matemática Ela assim que terminou de dar a folha explicou e depois corrigiu junto com a turma. Notei que mesmo que não sabia escrever, acertaram a cruzadinha tudo.
- Para iniciar, como já tinha as informações da escola pela sondagem AD1, obtive mais relatos sobre a escola com ajuda da Diretora Adjunta Maria das Graças.
Ao entrar na sala de aula para fazer as observações, fui bem recebida pela professora Sandra, que me auxiliou e me inteirou sobre a turma e com o passar dos dias, puder perceber todos os contextos e variedades de situação que ocorre neste dia.
- A estrutura física da escola é antiga, a quadra de educação física foi pintada, mas precisa de reparos, a segurança na escola é razoavelmente boa, tem a recepcionista que cuida e controla quem entrar e quem sai da escola, não existem câmeras. O atendimento aos pais é feito em horários compatíveis.
- A secretaria é bem organizada, a coordenação pedagógica dá a total assistência ao corpo docente, como tirando copias de atividades e organizando as lista de alunos e etc.
- Apoio á infraestrutura, aqueles que garantem as condições básicas de funcionamento da escola (limpeza, copa, cozinha, manutenção).
É insuficiente, mas todos que exercem fazem o possível para manter organizados, responsáveis e dedicados. Fazendo que a escola seja aparentemente bem organizada em seus diversos setores.
- A distribuição dos tempos escolares é bem organizada, nos tempo de aula de Português e Geografia e tarde no meu período de estágios é de matemática e Ciências.
- As mitologias aplicadas nas salas e nas atividades lúdicas são dinâmicas e diversificadas. A professora se esforça para fazer da sala de aula um ambiente bem características para educação fundamental na sua na sua ornamentação, figuras nas paredes, brinquedos e trabalhos diversos, mesmo que faltam estruturas para atendimento fundamental. Constatei que as professoras de todas as turmas da escola contam com uma apostila de orientação.
- Constatei que as relações de alunos e professores são boas na maioria das vezes, mas com algumas poucas relações conflituosas em alguns casos. As dos pais e professores na maioria dos casos é uma relação distanciada, pois alguns pais não envolvem e nem se interessam pelos problemas dos filhos, e. Outros casos em sua minoria há uma relação de parcerias entre professores e pais. Os professores e gestores são amigável e construtiva com exceção da diretora geral que é uma freira e não ficar muitas vezes na escola, que tem pouco contato com o professores para auxilio e resolução dos problemas. Já que contatos com o professores para auxílios e resolução dos problemas .que resolve é a diretora adjunta Marias das Graças .A da professora comigo estagiaria foi muito proveitosa, pois fui bem recebida e orientada pela professora da turma que me deu total atenção e auxilio quando sempre precisava.
- São contextualizadas com as realidades dos alunos, apesar de alguns métodos serem tradicional e mecanizada, já que trata de comunidade carente, o atendimento a essas crianças durante o tempo em que estão na escola é bem organizada e planejada.
- Como puder passar horas com turma, conversei com a professora para saber melhor, sobre como desenvolver minhas atividades com a turma e puder ter melhor ideia sobre como trabalharia nesta faixa etária, já que não sou professora, pesquisei na internet que serviu de auxilio. Formei que poderia trabalhar o assunto que foi na semana que é Dezenas e de Unidades de Matemática e Os animais de Ciências.
- Em antiga estrutura, sem rampa de acesso a deficientes físicos, já que a escola atende á este publico também, eles improvisaram uma rampa de madeira feita à mão. Contando com assistência de sala de recursos, o pátio para recreio é limitado, mas cada turma tem seu horário de recreio, diferenciando do pequeno e grande.
Estagiário (a): Luciana Felipe da Silva
Curso:Lincenciatura em Pedagogia
Pólo CEDERJ: UERJ/RESENDE-RJ
Escola: Escola Sagrada Coração
Tutor presencial: Soraia Ramagem
Semestre de realização do Estágio: 2° período
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE 8: Elaboração de um plano de aula para docência compartilhada
Estagiário(a): Luciana Felipe da Silva
Curso: Lincenciatura em Pedagogia
Pólo CEDERJ: UERJ/RESENDE-RJ
Escola: Escola Sagrada Coração
Tutor presencial:
Semestre de realização do Estágio: 2° período
Plano de Aula 1:
Série/Ano de escolaridade: 1°ano
1. Tema:
...