DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITAS
Por: monteiro2016 • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 10.750 Palavras (43 Páginas) • 562 Visualizações
IZABEL MARTINS DE ANDRADE[pic 1]
A REALAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO APRENIZAGEM NAS PRIMEIRAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DIVINO ESPÍRITO SANTO, NO MUNICIPIO DE MANAQUIRI.
Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado (a) em Normal Superior pela Universidade do Estado do amazonas.
Orientadora: Prof.Esp. Enilzabeth Silva e Silva
Manaquiri/Am
2008
SUMÁRIO[pic 2]
3 MONOGRAFIA
41
3.1 Introdução
41
3.2 Referencial teórico
43
3.3 Material e método
58
3.4 Apresentação e discussão dos resultados
61
3.5 Conclusões e recomendações
70
REFERÊNCIAS
72
ANEXO
75
[pic 3]
RESUMO
PILETTI (1999), Freire (1996) Pessoa (2001) Durkheim (2007) e outros, vêm pronunciando com entusiasmo, a importância de discutir a relação entre o professor e os alunos nos diversos períodos da historia da educação, apontando as problemáticas existentes que dificultam no processo ensino-aprendizagem, observamos que, atualmente impera um total descaso pelo ato de lecionar e aprender. Já não há mais o respeito mútuo entre discente e docente é a indisciplina em sala de aula é constante a dificuldade que os estudantes encontram por falta de materiais didáticos e às vezes em usar a linguagem escrita, uma triste realidade; atas de violência escolar já fazem parte do nosso cotidiano. Portanto, este trabalho tem como objetivo mostrar alguns dos problemas que constatamos no decorrer do processo ensino-aprendizagem e apresentar sugestões sempre respaldadas por embasamentos teóricos e experiências reais vivenciadas por profissionais da educação, de como tais problemas poderiam ser bem administrados e, por que não eliminados. Considerando tal abandono tomamos na base de nossas observações a relação professor-aluno, como uma inter-relação de desempenho de atitude social; aliada a metodologia adotada pelo docente com novas estratégias na incrementarão de material didático; A escola como espaço de ensino-aprendizagem e a mete da motivação pelo ensinar por parte do docente e pelo professor por parte do discente em formação.
Palavras-chave: crítica, revisão, professor, aluno, relações pessoais. Visão do professor; ensino aprendizagem.
3 MONOGRAFIA
3.1 Introdução
O presente trabalho servirá para nós educadores, discutir e refletir sobre o nosso papel na escola e na sociedade, bem como na relação entre professor e alunos nos diversos períodos da educação, amenizando as problemáticas existentes a mostrar novas formas de perspectivas do professor e sua interação com seus educandos. Para isso a Monografia está estruturada em Introdução, Referencial Teórico, Material e Métodos, Apresentação e discussão dos resultados e conclusões e recomendações.
A introdução tem como objeto da pesquisa o ser humano que é social por natureza. É relevante por trata-se da Relação professor alunos e suas conseqüências no processo de ensino aprendizagem uma problemática em evidencia no cotidiano das escolas públicas e também em uma escola rural do Município de Manaquiri com os alunos das primeiras series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Divino Espírito Santo, justifica-se a escolha do tema pela falta de interação a partir da realidade encontrada na escola.
Desde muito jovens vivemos em sociedade, fazemos parte e formamos grupos com pessoas das mais diversificadas crenças origens e personalidades, graças ao convívio no decorrer de nossas vidas vivem-se situações que nos constrangem sofrem-se desilusões aprende-se com os erros, acertos e através de comparações consegui-se construir a nossa personalidade e interagir com o universo.
Destacando também o seu objetivo que é sugerir alternativa para melhorar as práticas pedagógicas no contexto escolar, e oferecer condições favoráveis ao educando e ao educador como elemento central do processo educativo.
A Monografia tem o seu referencial teórico o qual dar embasamentos a pesquisa em relação à problemática, constitui-se de subitens com argumentações sobre a educação de modo geral, a inter-relação professor aluno, desafios e perspectivas da gestão pedagógica que é interpretada de forma complexa mais fácil de ser trabalhada. Temos também a escola como espaço de aprendizagem, ou seja, a realidade encontrada nos dias atuais.
Através das hipóteses levantadas como a motivação elemento essencial nas práticas pedagógicas, os fatores que interferem na relação professor aluno a falta de materiais didáticos, incluindo também a Indisciplina escolar, esses aspectos precisam ser avaliados e trabalhados no contexto escolar.
Quanto o Material e Método foi adotado a linha de Pesquisa a Didática que dá suporte para interpretar e perceber as questões do ensino sua interação e compreender o processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar, com suas estratégias e formas organizadas com o método fenomenológico que evidencia a gestão escolar, ou seja, mostra como é as atitudes a si mesmo e a dos demais envolvidos.
Para tal foram adotadas técnicas: a realidade através das observações na escola, quanto às práticas pedagógicas na relação professor aluno incluindo a observação participante, entrevista com professores e pais de alunos da escola. Tudo isso apresentamos com muitos desafios.
Já a apresentação e discussão dos resultados deste trabalho acadêmico mostram a Caracterização do campo da pesquisa com suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, e investigação e estudo do tema com as hipóteses afirmadas ou refutadas com os suportes dos teóricos.
Portanto a conclusão da ênfase na importância da relação professor aluno e a necessidade de pesquisar as dificuldades que existe no processo de interação dos indivíduos, no contexto escolar, a partir de então construir estratégias com inovação e motivação nas práticas educativas, para forma cidadãos críticos e flexíveis na sociedade. Incluindo as recomendações chamam a atenção para uma auto-avaliação e reflexões ações e mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
...