TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCUMENTARIO SER TÃO VELHO CERRADO

Por:   •  11/11/2021  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DOCUMENTÁRIO SER TÃO VELHO CERRADO

O documentário ser tão velho cerrado, tem como direção André D´Elia, que foi produzido em 2018 no Brasil, trazendo um conto sobre o fim do cerrado em Goiás, onde os moradores da Chapada dos Veadeiros procuram novas formas de fazer com que a região volte a desenvolver, porém sem agredir o meio ambiente.

E como o objetivo é não agredir o meio ambiente, inicia-se um diálogo necessário entre a comunidade científica, os grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

Este documentário traz um conhecimento incrível e um grande alerta contra a destruição da flora e da fauna do Cerrado. E entre as variadas pessoas que dão depoimentos, mescla-se imagens da natureza.

Conseguimos identificar em meio ao documentário, um breve afrontamento com os pecuaristas, latifundiários e mineradores, ressaltando sobre os efeitos colaterais sobre o meio ambiente, que resulta em desmatamento. Infelizmente, no documentário é identificado a falta de respeito de grandes produtores que pensam apenas no dinheiro e não na preservação do meio ambiente.

Percebe-se que mesmo que o documentário foi ao ar em 2018, o tema que percorre é bastante atual (desmatamento dos biomas brasileiros). Frisamos a destruição concreta quando moradores relatam sobre como o a região era antes e como ficou depois da aparição do agronegócio.

Porém, não podemos deixar passar despercebido que o Cerrado precisa de atenção urgente e de criação de programas para a fauna e flora local. Isso, mostra a necessidade de combater a destruição do bioma do Cerrado.

E de acordo com o texto de Warren Dean, frente ao capítulo 9 onde fala dos instrumentos da devastação, cita sobre a produtividade por unidade, que também acaba desmatando florestas.

E o texto também afirma referente a imprudência dos fazendeiros assim como cita no documentário, que seu rendimento infelizmente causa desmatamento no meio ambiente.

No texto de Dutra e Silva, conseguimos identificar que o Brasil foi marcado por políticas de desenvolvimento econômico e expansão territorial entre 1930 e 1950, a qual envolvia centralização de políticas sociais para a ocupação agrícola, e esses processos favoreciam o desenvolvimento urbano que tinha como processo a expansão e conquista territorial no Brasil.

A visão trágica que obtemos da natureza, infelizmente é resultado da ação do homem brasileiro que transformou a natureza de acordo com sua devastação de terra.

E no documentário, morados citam também o lado bom do Cerado, informando que dele conseguem tiram seu sustento. O Cerrado já chegou a seu clímax evolutivo, significando que uma vez degradado, ele não se recupera nunca mais na plenitude de sua biodiversidade, entrando então em um processo de extinção praticamente irreversível, pois o que resta é pequenas manchas de áreas reservadas nas unidades de conservação.

Pois hoje o Cerrado foi ocupado por aqueles que não se preocupam nem com o turismo e muito menos com a degradação. O povo quer produção orgânica sem agrotóxico, algo que esteja de acordo com a preservação ambiental, pois a questão é ter o alimento, mas pensar no vizinho, na água, obtendo um plano de manejo e atividades compatíveis.

Se formos para realizar críticas, podemos dizer que a palavra meio ambiente vem sendo bastante discutida em meio ao campo educacional, isso está acontecendo pelo fato de os professores tentarem conscientizar os alunos a ponto de saberem o que é reciclar, não maltratar o meio em que vivemos, não poluir, mudar seus hábitos e ajudar os amiguinhos a saberem da importância que se tem em cuidar do ambiente que vivemos.

A educação preza muita que os pais sejam os principais modelos de educação para seus filhos, mas quando eles seguem um caminho que levam a destruição de algo, isso acaba não sendo viável para eles e nem para seus filhos.

Mesmo conscientizando os adultos para serem mais sustentáveis, é fato que não há muito sucesso, sendo assim a educação aposta nas crianças para que se conseguisse obter um futuro promissor e válido, longe de destruição do meio ambiente, pois uma criança conscientizada vale anos de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com