Desafio do segundo semestre zooperapia 1
Por: maria de lourdes silva ferreira • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
2º SEMESTRE
Helena Maria Tognoni Cunha - RA 9495535324
Josiane Cristina Crepaldi Valero de Alencar – RA 9779433825
Matheus Lopes Macedo - RA 9608517134
Mirian Cristiane Dos Santos Silva - RA 9750441558
Regiane Pires Gonçalves Peres – RA 9607497482
DESAFIO PROFISSIONAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
TUTOR: Rosecler Polinski
Hortolândia, 18 de Setembro de 2014
Introdução
Uma pesquisa realizada recentemente revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Em um grupo de 25 crianças foi observado que 50% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe, coelho e tartaruga.
O resultado desta pesquisa confirmou a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade da criança e do adolescente.
Os animais domésticos são sem dúvida, grandes companheiros que fazem muito bem a todos.
Para as crianças, além de companheiros de todas as horas, os animais ainda servem de aprendizado, pois mostram de forma acelerada as principais fases da vida (nascer, crescer, procriar, adoecer e morrer). Além disso, os animais tornam seus donos mais responsáveis visto que precisam de constantes cuidados e isso desenvolve responsabilidade.
Passo 1: Mapeamento da sala
Nome da escola: Escola de Educação Infantil Pintando o Sete
Série: Maternal ( 3 a 4 anos)
Número de alunos: 25 alunos - Meninos: 15 - Meninas: 10
Perfil da turma:
Observamos que dentre a turma existem crianças que são agitadas, tem dificuldade com a organização de materiais (brinquedos), gritam em sala de aula, apresentam falta de higiene pessoal, são ansiosos, não respeitando a vez do outro, tem dificuldades em obedecer a regras simples. Apresentam também dificuldade em demonstrar afetividade, timidez, e muitos são vítimas de bullying.
Analisando a turma notamos que eles de um modo geral interagem na roda da conversa, na contação de história e participam das atividades pedagógicas propostas.
Passo 2:
Dentre esses alunos relacionamos abaixo 2 (dois) alunos com dificuldades comportamentais:
- Sophia Helena da Costa, 4 anos, que apresenta dificuldade em organizar seus pertences, tem o hábito de roer as unhas por conta da ansiedade, é agitada e fala alto com seus colegas constantemente.
- Eduardo Nascimento, 3 anos e 6 meses, apresenta falta de higiene pessoal, tem dificuldade em aceitar as regras e respeitar a vez dos outros.
Passo 3:
Analisamos também um aluno com problema de aprendizagem e necessidade de intervenção pedagógica:
- Luan Carlos de Menezes, 03 anos e 6 meses, é uma criança que apresenta dificuldade de concentração e coordenação motora fina e grossa, é uma criança carente na questão sócio afetiva, tendo uma família desestruturada, sendo que seus pais são separados e a criança é criada pelos avós. Apresenta timidez, é vítima de bullying e acaba agindo da mesma forma com os demais.
Passo 4:
4.1. Definição do animal com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.
Em se tratando da Semana da Páscoa onde falaremos sobre o animal símbolo desta data festiva: o coelho será explicado que o animal representa fertilidade e que para os cristãos representa a esperança de uma nova vida.
Aproveitando o momento concluímos que se trabalhar com nossas crianças com o meigo bichinho, poderíamos conseguir resultados positivos. Já que o coelho é um animal inteligente, sociável e aprecia a companhia de humanos.
4.2. Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.
.Começaremos em uma roda da conversa onde, partindo da indagação “O que sabemos?” é realizado o levantamento de informações ou vivências que as crianças têm sobre o coelho. Na questão “O que queremos saber?” levantam-se as dúvidas ainda não respondidas que se traduzem em conteúdos que serão pesquisados para relacionar com as hipóteses levantadas e com as curiosidades.
- Desenvolver uma lista de regras que os alunos devem seguir ao manusear o coelho explicando que tais combinados são importantes para o bem-estar do animal; compreender as razões para as regras vai motivar as crianças a cumprí-las ajudando a respeitar as outras regras de sala de aula também;
- Atribuir um cronograma de manutenção regular para o coelho permitindo que as crianças participem no cuidado com a alimentação e higiene (tanto do seu ambiente quanto a própria) ajudando a desenvolver responsabilidade e entender o que significa seguir uma rotina.
4.3. Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.
Caixas de papelão pintadas e numeradas com as cores primárias para fazer as casinhas do coelho onde também será utilizada para um jogo de advinha escolhendo em que casinha o coelho vai entrar. (trabalhando arte e matemática);
- Alfabeto ilustrado com a figura do coelho.
- Alfabeto diversificado dos animais (exemplo: A de Abelha, Aranha. B de Baleia, Burro. C de Cachorro, Coelho etc.) (português);
- Bambolês para brincar de “Coelhinho sai da toca”. (Movimento);
- Estimular a experimentar vários tipos de verduras e legumes (ciências);
- Higiene corporal (mãos, dentes, roupas, uso do banheiro);
- Desenvolver a coordenação motora grossa (livre) utilizando revistas.
4.4. Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.
...