Desenvolvimento Infantil: Ambiente e Teorias
Por: Ivan Couto Jr • 6/8/2021 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Desenvolvimento Infantil: ambiente e teorias
Ao acessar o portal Laboratório de Educação https://labedu.org.br/ e navegar pelas plataformas disponíveis, duas delas me chamaram a atenção: Plataformas de Aprendizagem e Base Científica.
As Plataformas de Aprendizagem reúnem conteúdos sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças e consequentemente da construção do pensamento lógico das mesmas. Elas orientam adultos, agentes sociais e professores a compreender e interagir com as crianças com o intuito de desenvolver a linguagem nas ultimas, respeitando o processo evolutivo inerente de cada faixa etária.
A Plataforma de Base Científica por sua vez trata talvez do assunto mais relevante para qualquer ser humano e por consequência, para a criança, que é a importância da atividade mental no processo de aquisição do conhecimento. A psicologia genética e a teoria sociointeracionista ressaltam que a aprendizagem, para ser significativa, implica sempre uma ação por parte da criança diante da situação posta, onde ela precisa ser incentivada a elaborar hipóteses e experimentá-las a partir de aspectos afetivos, motivacionais e relacionais próprios. O correto desenvolvimento das habilidades linguísticas é peça fundamental para que este processo seja bem sucedido. O ambiente na educação deve ser propício para que a criança desenvolva desde a mais tenra idade conceitos filosóficos que servirão de guia para toda a sua vida. Esta prática, muito comum na antiguidade e tendo em Platão um dos seus maiores expoentes, traduz no mito da caverna o risco que uma exposição limitada pode causar ao desenvolvimento de uma criança. Infelizmente a civilização ocidental pouco se atém ao tema e por consequência uma parcela bastante considerável da população brasileira tem dificuldades em estabelecer um raciocínio logico. Isto por si só, já é um grande empecilho para o pleno desenvolvimento do potencial das crianças visto que uma grande parcela dos pais não dispõe das ferramentas necessárias para guiar seu filho na jornada do conhecimento. Faz-se fundamental e urgente, portanto, o auxilio das escolas e institutos da educação tanto no oferecimento de Filosofia para as crianças e adolescentes, quanto para os pais e professores sob o grande risco do empobrecimento cultural e filosófico que já estamos enfrentando com a tendencia cada vez maior do enclausuramento das crianças que ficam cada vez menos expostas as experiências que enriqueceriam sua vida e se debruçam cada vez mais em jogos de vídeo game.
...