TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento das habilidades em Estatística e probabilidade

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA

Tema: Desenvolvimento das habilidades em Estatística e probabilidade

Turma/faixa etária: 3° ano

Data: 18/ 10

Tempo necessário: 5 horas

  • Esquema de conteúdo:
  • Leitura e interpretação de gráficos de barras e tabelas.
  • Construção de gráficos de barras e tabelas simples.

  • Objetivos
  • Recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
  • Utilizar diferentes registros gráficos – desenhos esquemas, escritas numéricas – como recursos para expressar ideias ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados;
  • Identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos;
  • Incentivação/mobilização para aprendizagem 

30 minutos: Mobilização da atividade em estatística e probabilidade: Para iniciar realizar um diálogo com a turma sobre quantos alunos há na turma e questionar qual é o número de meninas e qual é o número de meninos. Em seguida realizar um gráfico juntamente com a turma utilizando caixas de ovo e tampas de garrafa pet para mostrar no concreto se há mais meninas ou meninos na sala, a representação poderá ser feita também por desenho.

  • Desenvolvimento/ metodologia
  • 60 min: Atividade do calendário. Primeiramente a turma irá fazer uma análise do calendário, observando os meses, em seguida farão uma pesquisa na sala de aula, acerca do mês de aniversário de cada aluno da turma. Após a pesquisa a professora vai distribuir os meses pela sala, dessa forma cada aluno vai para o grupo correspondente ao seu mês de aniversário, em seguida será proposto que os alunos pintem o dia do seu aniversário no calendário. Depois o grupo vai contar os dias pintados para ver quantas crianças fazem aniversário naquele mês. Em seguida às crianças montarão um gráfico colando os meses em ordem e logo acima escrever o seu nome, como por exemplo: Janeiro (Harry e Hermione), fevereiro (Gina), março (Rony, Draco, Edwiges, Valdemort), etc em papel kraft no qual será organizado em linhas para que possam colocar os meses na mesma reta. Desta forma a professora vai levantar as seguintes questões;

Qual mês tem mais aniversariantes?

Qual tem menos?

Qual tem a mesma quantidade?

Qual mês não tem aniversariante?

O que pode ser constatado a partir desta atividade?

Sendo assim as crianças poderão expressar sua compreensão sobre o que foi feito ao final da atividade.

  • 30 min: Brincadeiras favoritas. A professora irá questionar as crianças sobre quais são os brinquedos ou brincadeiras que elas mais gostam de brincar. Com isso aparecerão diversos brinquedos e brincadeiras. Em seguida a professora vai sugerir que os alunos classifiquem os dados em: brinquedos, brincadeiras e jogos, a partir disso a professora fará questionamentos sobre como poderão ser organizados os dados, para identificar qual tem mais itens (brincadeira, brinquedo ou jogo), orientando que poderia ser organizado através de uma tabela, que será feita juntamente com a turma no quadro.  

  • 60 min: Atividade. Jogo da memória com três personagens uma Joaninha; Flor e Coração. Será realizado o jogo da memória com a turma com poucas peças e imagens cada aluno receberá um jogo com seis peças. Pedir para que uma criança vire todas as peças para que a mesma reconheça as imagens. Dessa forma em cada aluno vai virar uma peça e preencher uma tabela fazendo a seguinte indagação “Que personagem pode vir agora?”. Se são três imagens então terão seis peças a criança deverá responder que a probabilidade de aparecer a Joaninha pode ser 1 de 5 e assim sucessivamente.
  • 30 min: Atividade da caixa com bolinhas. Será disponibilizado para turma uma caixa com 4 bolas, sendo 3 azuis e 1 vermelha. Será feita uma questão para que as crianças pensem em relação a qual a probabilidade de sair uma bola azul ( ¾) ou uma vermelha ( ¼ ). Em seguida serão adicionadas mais bolas com outras cores, para que possam analisar a probabilidade.
  • Orientações para contemplar a especificidade que irá abordar (Dificuldades de aprendizagem/Deficiências/Altas habilidades).

Autismo

Segundo a palestra assistida, os alunos autistas aprendem mais com a utilização de imagens e para a atividade propomos que os gráficos e tabelas sejam realizados através de imagens para que chamem a sua atenção e facilite a sua aprendizagem. A entrevista será realizada com a utilização de imagens e perguntas mais diretas e se necessário colocar algumas alternativas para facilitar a comunicação do mesmo com os entrevistados. Na palestra foi enfatizada a dificuldade do autista em interagir com os demais. Pensamos as adaptações para alunos autistas em grau leve e grau severo. Pois o autista que possui um grau mais alto de autismo vai prestar mais atenção nas imagens e o autista que possui um grau mais leve tem bastante dificuldade de interação com os demais colegas. As adaptações foram poucas pensadas também na inclusão do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com