Didática teórica e didática prática. Para além do confronto
Por: laynesjc • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 435 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic 1]
DIDÁTICA
ALUNOS
MÁRCIO DO NASCIMENTO MACHADO - RA: 1299166676
TATIANE POMPEU PONZO - RA: 5306946888
TATIANE DE SOUZA CARVALHO DA SILVA - RA: 5567144269
LUCIANA DA ROSA - RA: 5567150464
KATIA REGINA BEHLING - RA: 5533127494
PROFESSOR: ROGÉRIO SICCHIERI
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 27 DE NOVEMBRO DE 2012.
Etapa 1
Perfil da Turma
Escolhemos os alunos que pertencem a 4° série e os professorem atuam com educação básica, possui cerca de 20 crianças com faixa etária de 3 a 5 anos, a escola é pública e disponibilizam lanche para todos os alunos no horário do intervalo, é um lugar bem arejado onde as salas de aula não bate reflexo na lousa do professor fazendo com que o mesmo aproveite bem o espaço para ensinar os alunos, os recursos de ensino disponibilizados na sala de aula são: (giz de cera, sulfite, cartolina, papel espelho color set, lápis de cor, canetinha, brinquedos para dinâmica), como o espaço é grande, podemos organizar os alunos em grupo para realizar as atividades propostas em nosso plano de aula, o acesso dos alunos a veículos informativos são bem amplos, como jornais, livros, sala de leitura e informática.
Tema da aula
Nosso tema será sobre o grande pintor Cândido Portinari, as crianças estão com uma idade onde aprendem muito através da imagem e o vivencial, isto irá facilitar muito no aprendizado, pois toda criança gosta de brincar e o objetivo principal do pintor é interpretar em suas obras as brincadeiras de uma criança.
Justificativa
Neste plano de aula realizaremos com as crianças o estudo da vida e obra do pintor Cândido Portinari. Ele retrata em suas obras suas brincadeiras preferidas na infância, tais como: futebol, pipa, peão, pula cela, entre outras. Algumas crianças não tem total liberdade de brincar em suas residências, as famílias sempre serão diferentes uma das outras, o principal objetivo desta aula e despertar nos alunos o interesse em aproveitar a idade que possuem para descobrirem como é bom ser criança, desenvolver a técnica de pintar e desenhar, dar oportunidade para nos demonstrar qual é a visão que eles possuem da vida em que vivem e podemos criar um laço de proximidade entre o professor e aluno, pois através da imagem podemos identificar se a infância da criança está sendo boa ou ruim e aconselhar se necessário.
Etapa 2
Didática teórica e didática prática. Para além do confronto
Podemos notar essa diferença de didática teórica e didática prática em nosso dia-a-dia, às vezes planejamos algo de um jeito, mas quando vamos realizar pode ser que este algo não saia como planejado, isto é normal acontecer porque sempre irão existir os imprevistos, é o mesmo que planejar fazer uma viagem para o litoral porque antes você olhou que o dia estaria ensolarado e programou uma data X para viajar e quando chega nesse dia o repórter anuncia na TV que uma frente fria chegou rapidamente na região e que o dia será frio e com possibilidades de chuva, ou seja, você planejou uma coisa mais aconteceu outra.
A teoria ajuda muito no planejamento, o resultado é sempre ótimo quando ocorre tudo certo, a diferença da teoria e da pratica é a seguinte, na teoria é necessário coletar o perfil dos alunos que o professor irá passar o conteúdo, já na pratica o professor aplica o conteúdo muitas vezes sem conhecer o público alvo, em uma escola, por exemplo, isto é muito limitado, o professor possui uma capacidade incrível de planejar uma aula, mas não pode participar das reuniões onde criam esta estrutura.
Candido Portinari
Leitura da biografia do autor:
Nasceu em 30/12/1903 em Brodósqui, interior de SP. Faleceu em 06/02/1962, no rio de janeiro. Na sua infância muito pobre, tinha medo do diabo, era tímido e gostava de jogar futebol. Ah, e sabia desenhar muito bem.
Conseguiu superar dificuldades, estudou pintura e tornou-se um dos grandes artistas brasileiros reconhecido pelo mundo todo. Pintava principalmente a miséria que tão bem conheceu. As pessoas simples do povo encontraram em Portinari o seu retrato mais fiel.
Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros, negros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia: “sabem por que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos”.
Etapa 3
Procedimentos de Ensino
Didática: Aprender a ensinar
De acordo com o que aprendemos até o momento, os procedimentos de ensino ou situações de experiências constituem-se pela indicação clara, objetiva, precisa das ações a serem vivenciada pelos alunos e estabelecida pelo professor, ou seja, o aluno aprende mais rápido e com maior facilidade quando explicamos algo, sendo difícil ou não de compreender teoricamente, mas que quando comparamos com o vivencial da pessoa ela ira absorver a informação com mais eficácia.
Existem também alguns métodos a serem aplicados, em toda sala de aula temos três tipos de pessoas, são elas: visuais, auditivas e sinestésicas. Temos que tornar a aula generalizada para que todos os públicos possam absorver o conteúdo, quando formos falar de um exemplo que é de extrema importância devemos fazer com que estes três tipos de pessoas consigam absorver, a pessoa que é visual precisa de exemplos escritos, que possuam bastante imagens, que chamem atenção, os movimentos expressados pelo professor são captados a todo momento, sendo assim o professor tem que se atentar aos movimentos utilizados para não chegar ao ponto de deixar a pessoa visual tonta com os movimentos dos braços e das mãos, já a pessoa que é auditiva ela está sempre antenada em todos os sons que estão ao seu alcance, a voz do professor não pode ser nem muito baixa e nem muito alta, deve-se falar em um tom agradável e com muita firmeza na voz para transparecer confiança ao ouvinte e por fim as pessoas sinestésicas, estas precisam sempre sentir o clima da sala de aula, ela gosta de tocar as coisas, escrever o que o professor fala, temperatura do ambiente, aprende muito na prática e com dinâmicas de grupo.
...