TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de Aprendizagem em Matematica

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 22

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Joyce Kelly de Souza Campos

Laeni Caroene Andrade dos Santos

Paula Tarciane Araujo de Souza de Sousa

Viviane Socorro Soares da Costa

RESUMO

Este trabalho traz considerações e reflexões quanto às dificuldades de aprendizagem em Matemática, vivenciadas pelos alunos do EJA. É necessário incorporar ações educativas, utilizando uma metodologia propícia a este público, marcada pela exclusão, que busca ingressar em um meio que lhe foi negado, pelo seu contexto de vida. Discute-se a dificuldade dos alunos da EJA em associarem a teoria à pratica dos conteúdos curriculares do Ensino Médio abordados pela disciplina de matemática em sala de aula. Ressalta-se que o que justifica este estudo é o fato de necessitarmos de técnicas e ações pedagógicas dirigidas ao público do PROEJA. Assim, quer-se avaliar como se dá o ensino voltando para jovens e adultos e qual a percepção dos mesmos sobre este processo, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem em Matemática. Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa, utilizando comoo fonte, documentos, além de uma revisão bibliográfica acerca da Matemática, fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e no Documento Base do PROEJA (2006), entre outros. Percebe-se que, os educadores ainda não estão capacitados para trabalhar com esta modalidade de ensino e suas particularidades. Ao final, a finalidade deste trabalho é apresentar resultados que direcionem a ação dos professores de Matemática, que tornem a aprendizagem efetiva e significativa para o público em questão.

Palavras chave: Ensino de Matemática; Prática Pedagógica; EJA.

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa investiga e discute as dificuldades de aprendizagem de matemática em alunos que fazem parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos, em escolas públicas do Estado do Pará.

O PROEJA é o que chamamos de Programa de Educação de Jovens e Adultos, criado nacionalmente, em âmbito federal a partir do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 que, instituiu uma modalidade de profissionalizante para jovens e adultos integrados à Educação Básica.

O programa surgiu com um caráter emancipatório da cidadania ao oferecer condições que jovens e adultos pudessem concluir seus estudos e tivessem atendidas e respeitadas suas características e especificidades.

A ideia geral e básica do PROEJA é oferecer um ensino integrado, que ofereça uma formação ampla e completa, capaz de transformar a realidade de seus alunos e lhes garantindo condições de colocarem-se no mercado de trabalho ou de buscarem continuidade nos estudos.

Entretanto, como o PROEJA integra o rol de modalidades de ensino da Educação Básica, também está sujeito às dificuldades e entraves específicos do binômio ensino-aprendizagem e como o mesmo se aplica a um público que, de forma geral, ficou anos afastado da Escola e distante dos estudos, é comum nos depararmos com alunos com dificuldades de aprendizagem.

Logo, entende-se que as dificuldades de aprendizagem, podem ocorrer por diversos motivos, entre eles as falhas no processo de alfabetização, a inadequação do método pedagógico utilizado pelos professores, aos estilos e características de aprendizagem específicos de cada aluno, ao excesso de mudanças de escolas pelos quais o aluno passou ao longo de sua vida, por problemas escolares diversos (na dinâmica escolar), além de poderem ser resultantes de condições neurológicas diversas (epilepsia, paralisia cerebral e outros quadros neurológicos), de deficiências em geral (física, mental, auditiva, visual, múltipla) e psicossociais (problemas na dinâmica familiar, estimulação inadequada e outros problemas sociais).

E, além disso, cabe ressaltar que é evidente que tais condições não são determinantes para que uma pessoa apresente uma dificuldade de aprendizagem, no entanto, estes fatores podem influenciar e prejudicar todo o processo de aprendizagem.

O ensino de matemática, já cercado de um tabu específico, caracterizado como algo difícil e abstrato, apresenta-se como um desafio para alunos e professores da Educação de Jovens e adultos.

Para os professores, são vários os questionamentos que surgem ao planejar-se o ensino da matemática para o PROEJA, dentre eles, a maneira correta de se abordar as operações, em que nível e, principalmente, como tornar esses conceitos utilizáveis na vida diária.

Espera-se que a disciplina matemática, conhecida por sustentar-se num campo abstrato, exigindo um desenvolvimento maior da mente humana, deve, aqui, tornar-se mais plausível e humana para que sua abstração seja possível por aqueles que recomeçam os estudos e planejam desenvolver os esquemas de saberes. Assim, é preciso considerar que estes jovens e adultos, ao ingressar na escola, já trazem consigo uma bagagem de saberes adquiridos no convívio familiar e também no social. Esses conhecimentos devem ser aproveitados, pois o seu descarte acarretará na quebra de esquemas mentais que com muito esforço foram construídos nas mentes destes a fim de dar-lhes sustentabilidade e possibilidades de compreensão do mundo ao qual estão inseridas.

Nesta perspectiva, as dificuldades de aprendizagem em matemática pelos alunos do PROEJA do Ensino Médio podem estar relacionadas aos motivos apresentados acima e, por isso, buscamos apresentar ações pedagógicas que facilitem a aprendizagem e desfaçam este tabu de dificuldade.

Assim, esta pesquisa se justifica pelo fato de diante das dificuldades de aprendizagem em matemática entre os discentes, sobretudo no PROEJA, é real a necessidade de se concentrar esforços na pesquisa, em busca da melhoria na qualidade do processo de aprendizagem em matemática.

Nesse âmbito, pesquisas que corroborem com a melhoria do aprendizado em matemática pelos discentes se mostram aliados importantes no movimento em direção a uma educação propriamente dita.

Sendo a matemática ferramenta de uso indispensável no cotidiano, é inevitável questionar: por que os alunos do PROEJA, apresentam sérias dificuldades de aprendizagem em matemática?

Assim, identificar os problemas de aprendizagem em matemática e fazer intervenções na direção de um aprendizado satisfatório, não é tarefa fácil, ao contrário, requer muito estudo, dedicação e determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com