Direito e legislação
Por: 220987 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 443 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
Aula-tema 03: Direito Constitucional
NOME | Cristiane Alves Viana |
RA | 6430260928 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
Aula-tema 03: Direito Constitucional
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Direito e Legislação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação da professora-tutora Fernanda de Castro Juvêncio.
Anhanguera Educacional
2014
Questão:
Você acha que os Direitos do cidadão são absolutos, ou seja, não podem sofrer qualquer tipo de limitação?
Todos nós somos iguais perante a Lei, e a mesma garante à todos os cidadãos os direitos de uma vida plena e alicerçada em garantias constitucionais. Sabemos que a nossa Constituição está defasada, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, promulgada em 5 de outubro de 1988, é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico, e por isso, cria-se emendas, para tentar atualizá-la em todos os parâmetros legais.
Na atualidade, é sabido que a criminalidade está em números alarmantes, a violência está tornando-se habitual, e por isso creio que há de ser estudado, caso à caso criminal, e suas punições tem de ser à altura de seus crimes.
A Lei Maria da Penha, foi uma medida que “salvou” inúmeras mulheres, que aprisionadas em lares repletos de violência, viram-se amparadas legalmente e deram “seu grito de liberdade”, mas, que também é visto quase que diariamente, em telejornais, que há inúmeros casos onde mesmo com a promulgação do juiz, o agressor, descumpre a lei, acaba aproximando-se das suas vítimas e muitas vezes matam-nas, em casos muitas vezes brutais e de extrema violência.
Entretanto, para que servisse 100% de valia, a Lei Maria da Penha, teria de ter um amparo policial para a vítima, mas sabemos que o contigente de policiais é baixo, o que não favorece esta medida.
Enfim, todo cidadão tem o direito de ir e vir, direito á liberdade e a igualdade, seus direitos são absolutos até o momento em que isto não o prejudique e coloque em risco a vida alheia ou à sociedade. Faz-se necessário um plano de conscientização popular, leis mais enérgicas, para punições à crimes e a cooperação da sociedade, em denunciar, mesmo que anonimamente casos de violência, de qualquer espécie, para assim, o poder público tomar as medidas necessárias, tentando minimizar estes números criminais atuais.
...