Discussão Sobre o Projeto “A Magia dos Contos”
Por: pillaalves • 9/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 408 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
ANDREA PILLA ALVES RA:6506250684
DAYSE CAROLINE ALMEIDA FERNANDES –RA:6506251801
JAQUELINE ASSUMPÇÃO RA 7374567825
MARTA ABREU- RA: 6769360481
PATRICIA BRUNDO DE SOUZA- RA 6954501440
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação do professor-tutor a distância Letícia Vieira
PORTO ALEGRE
2014
Discussão sobre o projeto “A Magia dos contos”
Este projeto foi pensado para atender crianças de um a dois anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem valores e princípios de convivência.
Dentro desta proposta foram organizadas atividades diversificadas que possam atender as características da faixa etária e seu desenvolvimento.
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças, e partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivencias significativas.
Nestes gêneros aparecem seres encantados e mágicos que pertecem a um mundo imaginário em que todas as crianças se encantam
Assim se justifica a escolha da liateratura infantil como tema de nosso projeto explorando de forma lúdica, prazerosa e divertida, acreditando que através das histórias poderemos contemplar todas as formas de expressões integrando diversas áreas de conhecimento tornando as mais ricas além de proporcionar a eles o prazer pela leitura.
“ Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras fazer descobertas e aos pouquinhos aprender a ler o mundo”. ( Fernandaah)
Este projeto através de nossa analise tornasse viável, pois a professora fará uso de trecnicas diversificadas para as contações de histórias, utilizando fantoches, dedoches, palitoches, bonecos de sucatas, varal, avental de histórias dentre outras. Isto se faz necessário, pois nesta faixa etária os recursos utilizados bem como a entonação da voz chamará atenção deles.
Também é importante salientar que a música deve estar presente em todos os momentos da rotina, fazendo com que o grupo associe das músicas a rotina.
Para a realização deste projeto o professor deve organizar-se antecipadamente para a elaboração do material que utilizará para executar a atividade, o que demanda tempo , habilidade e criatividade. Uma alternativa para otimizar a construção deste material é dividir a elaboração dos mesmos com uma colega paralela.
Aspectos relacionados as vivencias do grupo e suas observações na Educação Infantil
Nosso grupo realizou observações em quatro instituições particulares e um publica municipal na Educação Infantil.
A partir dos relatos do grupo verificamos que três das instituições particulares utilizavam princípios de que aprendizagem se dá através da pesquisa, onde o aluno é autor de sua aprendizagem, atuando como parte importante dentro deste projeto. Podemos constatar que nestas escolas é promovidaa autonomia do individuo, o processo educativo centra-se no educando em pleno respeito aos estágios de seu desenvolvimento e o estimulo para que ele tome o próprio destino em suas mãos. O educando não é tratado como objeto, mas como sujeito e fim em si mesmo.
Nestas três observações também observamos que a hora do soninho é flexível, é destinado um momento coletivo onde as crianças são convidadas a descansar , mas no entanto quem não deseja pode ficar acordado, realizando outra atividade.
Também observamos que nestas instituições as professoras trabalham com projetos pedagógicos levando em conta os interesses da criança e as características da faixa etária.
Já nas outras duas instituições (uma publica e outra privada) o que foi vivenciados nos deixou preocupadas , pois em um dos casos a professora quando questionada o seu objetivo com tal atividade proposta, ela relatou que estava realizando um mural para os pais contemplarem, pois todas as professoras também estavam fazendo. Desta forma ela demonstrou que suas aulas não são planejadas e que apenas cumpria um protocolo.
Também nesta observação haviam muitas crianças realizando adaptações ao espaço da escola e foi notado que a professora possuyi dificuldade em lidar com situações de choro e afastamento da mãe. Apartir dos relatos verificamos que nesta escola as crianças não possuem uma rotina pré estabelecida e que diante do que vai surgindo a professora realiza algo e que muitas vezes não atende a necessidade do grupo.
Na outra instituição particular a professora atendia um grupo entre quatro e cinco anos, nesta o trabalho está voltado para datas comemorativas e execução das atividades de forma mecânica, foi observada que atividade oferecida nada tinha a ver com a orientação da aula. Na salinha tinha cartazes da rotina ,mas em nenhum momento a professora fez referencia a eles.
Em ambas a hora do soninho era obrigatório e as professoras faziam muita pressão para que todos dormissem.
Diante destas duas escolas podemos contatar que tais instituições estão com uma forte inclinação a tendência tradicional, onde existe uma preocupação excessiva em exercícios e repetição de conceitos e memorização. A realidade e os aspectos subjetivos do aluno não são levados em conta.
Nosso grupo a partir das observações ficou o questionamento: “ É valido a hora do soninho obrigatório?”
Estes questionamentos fizeram com que pesquisássemos sobre este aspecto relacionado a rotina.
Segundo Maria Carmem Barbosa e Maria da Graça Horn, em seu livro “ Organização do Espaço do tempo na Educação infantil” , o professor deve prever momentos diferenciados que não serão o mesmo para todas as crianças, é fundamental levar em consideração.
As necessidades biológicas, como as relacionadas ao soninho e alimentação , a higiene e a sua faixa etária que ser refere as diferenças individuais, como o tempo e o ritmo de cada um, as necessidades sociais e históricas que dizem respeito a cultura e ao estilo de vida.
...