TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disturbios

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Distúrbios Emocionais ou Comportamentais

Os distúrbios emocionaisou comportamentais (EBD-Emotionalorbehavioraldisorders) são difíceis de definir. Na verdade, alguns pensam que as pessoas por tê-lo “ Nunca receberam um “não” de um adulto autoritário .As definições desse distúrbio, inclusive a empregada pela IDEA, são fundamentadas naquelas desenvolvidas por Eli Bower (1960,1982). Em primeiro lugar, será analisada a definição federal norte- americana.

A IDEA usa o termo distúrbio emocional para descrever as crianças com distúrbios emocionais ou comportamentais definindo-o assim:

O termo significa uma condição que exibe uma ou mais características entre as seguintes por um longo período de tempo e com um grau marcante o que afeta desfavoravelmente o desempenho educacional das crianças:

• incapacidade de aprender os fatores que não podem ser explicados intelectual, sensorialmente ou pela saúde;

• incapacidade de construir ou manter relacionamentos interpessoais satisfatórios com os colegas e com os professores;

• tipos inapropriados de comportamento ou sentimentos sobre circunstâncias normais;

• humor geralmente carregado de infelicidade ou depressão;

• tendência a desenvolver sintomas físicos relacionados aos medos e associados a problemas pessoais ou escolares.

O termo inclui crianças que tem esquizofrenia. O termo não inclui crianças que são socialmente desajustadas, amenos que seja determinado que elas tenham um distúrbio emocional (U.S.Departmentofeducation, 1999,).

O termo e a definição da IDEA têm sido criticados por muitos profissionais (kauffman,2001). Para eles usar apen

as a palavra emocional deixa de fora os alunos cuja deficiência é apenas de comportamento.

A exclusão do aluno que é “socialmente desajustado”,a qual não é definida ,contribui para esse engano. A referência ao “desempenho educacional” tem recebido uma ilimitada, significando o desempenho intelectual , e não social ou comportamental ou habilidades práticas e vocacionais.

O termo distúrbio emocional ou comportamental significa uma deficiência caracterizada por respostas emocionais e comportamentais as regras culturais e étnicas anormais para idade que afetam desfavoravelmente o desempenho educacional, o qual se refere as habilidades acadêmicas, sociais,vocacionais e pessoais.

Tal distúrbios:

• é mais do que uma resposta temporária esperada para acontecimentos estressantes no ambiente;

• é consistentemente exibida em dois diferentes contextos, e ao menos um está relacionado a escola;

• não responde a intervenção direta no ensino regular ou a condição da criança não permite que a intervenção no ensino regular seja eficiente.

Distúrbios emocionais ou comportamentais podem coexistir com outras deficiências, pode incluir tanto crianças quanto jovens com esquizofrenia, distúrbio afetivo e de ansiedade ou outro distúrbio de conduta ou ajustamento quando eles afetam desfavoravelmente o desempenho educacional.

Os distúrbios emocionais ou comportamentais estão divididos em três grupo:

Os comportamentos exteriorizados são, em geral caracterizados como um descontrole, como uma atitude fora do normal que poderia ser descrita como agressiva, contestadora, impulsiva, coercitiva e inflexível.

Os comportamentos interiorizados podem ser caracterizados com um estilo supercontrolado e inibido que poderia ser descrito como retraído, solitário, depressivo e ansioso (Gresham et., 1999).

Os alunos que exibem ou comportamentos ou interiorizados pertencem aos dois principais grupos de alunos com distúrbios emocionais ou comportamentais, mas não apresentam todas as condições que implicam transferência para essa categoria da educação especial.

• Problemas de comportamentos exteriorizados. Comportamentos exteriorizados são comportamentos agressivos visivelmente expressados, em geral contra outras pessoas. Três problemas comuns são apresentados: hiperatividade, agressão e a delinquência.

A hiperatividade é também um sintoma definido do TDAH, pode ser manifestada por inquietação ou contorção física na cadeira, pelo fato de não ficar sentado quando necessário, correr ou escalar exageradamente em situações em que esse comportamento é inapropriado, ter dificuldade em jogar ou engajar-se em atividade de lazer parecendo sempre está saindo ou dirigindo algo motorizado.

A agressividade pode ser contra a si mesmo, contra objeto ou contra o outro. O comportamento agressivo ao ser observado em crianças muito pequenas, é bastante preocupante. Isso não ocorre apenas devido ao comportamento propriamente dito, o qual não deve ser minimizado mas também se associa com problemas de longa duração.

Delinquência é definido pelo sistema da justiça criminal e não pela instituição médica ou educacional. A delinquência consiste de atos ilegais cometidos por jovens os quais podem incluir crimes, como roubos e assaltos. É valido lembrar que, embora muitas crianças delinquentes tenham distúrbios emocionais ou comportamentais, muitos não os tem, assim como algumas delas com distúrbios emocionais ou comportamentais são delinquentes, mais muito não são.

• Problemas de comportamentos interiorizados. Comportamentos interiorizados são tipicamente expressados pela retração social, e são mais introspectivos sobre seus problemas.

Exemplos de comportamentos interiorizados: anorexia ou bulimia, depressão, ansiedade.

Aanorexia e a bulimiasão distúrbios graves de alimentação que de modo geral, tem incidência durante os anos da adolescência. Isso ocorre porque o indivíduo(normalmente as meninas) preocupa-se com a imagem física e com o peso, levando a compunção pela magreza e pelo medo de torna-se gorda.

A depressão é frequentemente difícil reconhecer na criança. O comportamento das crianças quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com