Diversidade Étnico e Cultura
Por: larissacavi01 • 27/9/2015 • Relatório de pesquisa • 396 Palavras (2 Páginas) • 1.192 Visualizações
As teorias antropológicas servem como ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras porque elas servem para aqueles que desejam estudar e compreender o homem e suas obras através dos tempos. Essas teorias nos auxiliam no entendimento das mais diferentes formas de manifestação cultural do ser humano, no meio em que vivemos.
Conhecer a cultura dos povos é compreender e aceitar as diferenças, compreender e aceitar que não existe cultura melhor ou pior, mais desenvolvida ou menos desenvolvida, mas sim que existem apenas cultura, isto é demonstrado através do estudo das diversas teorias antropológicas. Entre elas, se destacam: A teoria do Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo, e o Estruturalismo.
A teoria do Evolucionismo é elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam, tenta explicar a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução. A sua fundamental importância para que a Antropologia fosse reconhecida como ciência, foi juntamente com o “Difusionismo” teoria que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro.
O Difusionismo tem como principal objetivo relatar sobre o desenvolvimento de culturas e tecnologias, o difusionismo sustenta uma determinada inovação que foi iniciada em uma cultura específica, para só então ser expandida de várias maneiras para a sociedade.
A contribuição do“Funcionalismo”, foi de fundamental importância para a Antropologia e contribuiu significativamente para essa ciência pois ela inovou o campo de interpretação antropológica, uma vez que focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento com a lógica do sistema focalizado, ou seja esta teoria explica aspectos da sociedade em termo de funções realizadas ou suas consequências para sociedade como um todo.
Por fim, o “Estruturalismo”, a mais recente escola praticada nas ciências do século XX, foi elaborada com a modalidade de pensamento, especialmente nas áreas das humanidades.
Essas teorias são ferramentas que são utilizadas pelos antropólogos estudiosos do “Homem e suas obras”, ajudando de forma muito significativa na realização de seus estudos, trabalhos, como também contribuíram e contribuem até hoje para as organizações humanas, pois ajuda a explicar as diferenças de comportamento entre os homens na sociedade, a partir das teorias Antropológicas.
...