EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: brunafurusawa • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL
NOME | BRUNA TAVARES |
RA | 5669153712 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutora Eliza Marcia Oliveira Lippe
Anhanguera Educacional
2015
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
INTRODUÇÃO
É bonito dizer que é preciso fazer a inclusão, mas como será possível se muitas escolas não fazem a menor questão de fazer isso acontecer? Hoje em dia encontrar um colégio que esteja realmente preparado para receber uma criança especial é uma tarefa difícil, e muitas vezes longe de nossa realidade.
INCLUSÃO SOCIAL
A criança sendo especial ou não é uma cidadã como qualquer outro e seus direitos devem ser respeitados por todos e em qualquer outra situação. As escolas devem cumprir com o seu papel e suas normas gerais da Educação Nacional.
Conforme a Constituição Federal, a criança ou adulto com deficiência tem o seu direito de estudar em escolas públicas ou particulares, isso é um direito concreto que lhe garante o acesso à escola, ensino fundamental, médio e universitário.
Se alguma escola ela sendo pública ou privada e se recusar a aceitar uma pessoa com algum tipo de deficiência, a mesma poderá recorrer a ação judicial, pois isso é um crime, conforme está no artigo 8º, I, da lei 7.853/89. E nessa mesma lei é escrito que o poder público tem a obrigação de promover a inclusão da pessoa na rede de ensino, pública ou privada e melhorar os recursos para que isso aconteça.
Infelizmente essa é a nossa realidade, porque apesar do da Educação ser um direito de todos, nem sempre o aluno é bem acolhido. Agora no caso de escolas particulares, é um pouco pior e burocrático pois são empresas que mais visam o lucro do que acolher o aluno. Muitas vezes professores são induzidos a trabalhar em escolas privadas não pelo fato de tornar nosso povo mais culto e sim porque disputam cada espaço do mercado, e a cada estudante novo que faz a matrícula é mais lucro para a escola.
CONCLUSÃO
Vivemos em uma época onde a sociedade se diz interessada em inclusão social, em querer buscar os direitos iguais, mas nos como professores que lidamos com o problema de frente todo dia sabemos que a realidade é bem diferente. A todo o momento pode-se ouvir falar ou ver de muitas propagandas bonitinhas apoiando o aluno que é especial, mas no final da historia é sempre a mesma coisa, não existe a tal inclusão. É frustrante pois sabemos que a maioria está fazendo pouco caso disso, temos uma constituição que diz que todos tem direito iguais e no mínimo devemos todos ser respeitados.
...