EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE
Por: Alvorico Faria • 24/10/2019 • Ensaio • 750 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
INSTITUTO CONSCIÊNCIA GO
Curso
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE
Disciplina
Inclusão, Educação Especial e AEE: Novos paradigmas
Professora: Danusa Rodrigues Pereira
Alunas:
Itapira Puã / 2019
Itapira Puã, 03 de setembro de 2019
Plano de aula diversidade e inclusão
Tema: Se comunicando por meio de sinais
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Conteúdos: Língua Portuguesa; Letramento Científico; Ética; Inclusão; Diversidade; Identidade; Língua Brasileira de Sinais.
Objetivo geral:
- Promover a leitura entre o público estudantil, vinculando o aspecto lúdico da atividade ao conhecimento da realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, fazer uma reflexão sobre a situação das mesmas, de forma que os alunos aprendam a conviver com a diferença e se tornem cidadãos solidários.
Objetivos específicos:
- Conscientizar os alunos, sobre o processo de Inclusão Educacional, estimulando o respeito a diversidade.
- Apresentar a realidade das pessoas com necessidades especiais através da Literatura Infantil.
- Trabalhar com sensibilização e vivências, experimentando o lugar do outro e suas necessidades específicas e refletindo sobre o preconceito e a aceitação pessoal e social dessas pessoas.
- Reconhecer a função social da linguagem de sinais;
- Aprender alguns sinais de Libras;
- Reconhecer outras formas de representação e comunicação
O livro relata que, no jardim de Júlia, os passarinhos cantam, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões... Júlia é uma menina surda que recebe um novo vizinho, um menino chamado André. No desenrolar da história, André e Júlia se tornam amigos inseparáveis. Eles conseguem se entender somente por meio olhar. Júlia se comunica em Libras - a Língua Brasileira de Sinais
Metodologia:
1° Momento:
Será organizada a sala em semicírculo, as crianças estarão sentadas nas carteiras. Pergunte aos alunos: - Como será viver num mundo sem sons? É possível se comunicar sem ouvir?
Em seguida a professora lerá o livro “O Silêncio de Júlia” É necessário que os alunos vejam o livro, pois ele é todo permeado por belas e agradáveis ilustrações. Ao termino da leitura deixar que os alunos relatem as impressões que tiveram da historia, o que entenderam.
2° Momento:
Posteriormente, converse com as crianças sobre os cinco sentidos e diga-lhes que temos em nosso corpo órgãos responsáveis por essas sensações. Temos o nariz responsável pelo sentido do olfato, a língua que nos propicia o paladar, a pele responsável pelo tato, os ouvidos pela audição e os olhos pela visão.
Converse com eles explicando-lhes que algumas pessoas podem ser privadas de sensações por algum tipo de deficiência, como por exemplo, a auditiva. Pergunte a eles se conhecem alguém que tem algum tipo de deficiência. Como nosso foco é explorar a deficiência auditiva, enfatizaremos essa deficiência ao longo desta aula. Conscientizando e sensibilizando os alunos, sobre a importância de não discriminar os que são diferentes, respeitando o próximo, tendo empatia e altruísmo para com todos.
3° Momento:
...