ESTÁGIO DE GESTÃO EM AMBIENTES ESCOLARES
Por: Gilmara Carvalho • 13/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 1.085 Visualizações
[pic 1]
GILMARA CRISTINA MELLO DE CARVALHO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
ITAPIRA/ SÃO PAULO
2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina de GE sobe a orientação da Professora: Verônica Marques.
ITAPIRA/SÃO PAULO
2016
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo deste documento é relatar o Estágio em Gestão da Educação em Ambientes Escolares realizado na Escola Estadual Professor Fenízio Marchini, localizada à rua: Marcelina Breda nº S/N, Bairro Barão Ataliba Nogueira. A Escola recebeu esse nome em homenagem ao grande Professor Fenízio Marchini que prestou grandes serviços à educação da cidade de Itapira.
Através do Ato Legal de Criação RES. SE de 27/08/1958 mantida pelo Poder Público Estadual, administrada pela Secretaria de Estado da Educação e jurisdicionada à Diretoria de Ensino Regional de Mogi Mirim com base nos dispositivos constitucionais vigentes na Lei nº. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei nº. 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fui recebida na escola pelos professores:
Diretora: Rosana Avelina Oliveira Preto da Silva, Pedagoga;
Vice-Diretora: Nilcéia Fernandes dos Santos, graduada em Ciências;
Vice-Diretora PEF: Ruth da Silva;
Coordenador: Luis Carlos Jorge , graduado em Matemática;
A escola tem por fundamentação teórica proporcionar um ensino de qualidade voltado ao âmbito social, convivência e preparação para o mercado de trabalho, aproveitando todas as bagagens trazidas pelos alunos e incluindo novas.
O estágio em Gestão Escolar me deu a oportunidade de vivenciar o dia a dia desses profissionais da Educação, da secretária e inspetores e ver é a resolução de determinados problemas considerados normais em uma escola. Pequenos conflitos entre alunos; reclamações de professores (as) pela falta de algum material; a bagunça de alunos nos corredores da escola nos intervalos de troca de professores, o atendimento a pais e a comunidade em geral, o controle de faltas e notas, a elaboração de históricos escolares e a solicitação de documentos, entre outros.
2-) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A sua fundamentação teórica baseia-se na convivência social, na formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. Todo o ser humano é capaz de ter um pensamento critico e pode fazer a diferença no lugar em que mora, basta que se trabalhe as suas competências e habilidades. Quando o trabalho é bem organizado e elaborado, a sua execução jamais será falha.
A escola que sem compromete em organizar, orientar, preparar o seu corpo docente, a fim de que se planeje a ação pedagógica a ser desenvolvida com os alunos na busca da construção de condições para que o processo de ensinar e aprender com qualidade seja alcançado de maneira eficiente. . Para tanto, é necessário, também, estudar muito, ler e, principalmente, fazer a leitura do cotidiano das práticas, diálogos e apelos dos professores, ver as necessidades dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida, a situação socioeconômica e acompanhar o rendimento escolar junto com a família de cada educando.
3 - CARACTERIZAÇÕES DA REALIDADE ESCOLAR
A Escola Estadual Professor Fenízio Marchini está localizada em uma região afastada da cidade, é uma vila que fica a 16 km do centro, é uma comunidade de classe média à baixa, com uma pequena população e poucos acessos. A Escola conta com 7 salas de aulas, totalizando 12 salas de 15 á 20 alunos em cada período, 25 carteiras e cadeiras em cada uma; cantina; cozinha, onde é feito a merenda dos alunos. Há também uma biblioteca para que os alunos realizem suas pesquisas e, quando necessário, tomam livros emprestados para lerem em casa e também conta com um estacionamento para o carro dos funcionários.
No setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenação; secretaria; sala dos professore, há uma quadra de esportes coberta, também possui uma área aberta com algumas árvores.
O corpo docente é formado por 30 professores, dividido entre o Ensino Médio e o Fundamental II. Atualmente, a escola conta com 300 alunos matriculados, nos dois períodos de funcionamento. Sendo que: no período matutino, atende alunos do Ensino Médio; no período vespertino, atende alunos do Ensino Fundamental II.
- Características gerais do prédio da escola;
Não é uma escola muito grande, localiza-se no centro da vila Barão Ataliba Nogueira, possui uma grande fachada e uma escadaria para que se adentre aos portões da escola, é privilegiada pela luz do sol o que a torna uma escola arejada, em seus corredores possuem vários cestos de lixos recicláveis para que se mantenham a organização e limpeza. As salas de aulas são espaçosas e bem iluminadas, a pintura é clara favorecendo a claridade e deixando a escola mais limpa. O seu horário de funcionamento é das 07:00 ás 18:00, possui 30 professores, 300 alunos, 7 salas de aula totalizando 12 salas, e contam também com 12 funcionários entre secretaria, direção, coordenação, limpeza e merendeiras.
...