ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Paula Andreia Paulinha • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 5.341 Palavras (22 Páginas) • 650 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
SEGUNDA LICENCIATURA PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PAULA ANDREIA DE SOUZA MADUREIRA
180120505
BELDORD ROXO
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
SEGUNDA LICENCIATURA PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de 2 licenciatura pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Patricia Maria Gemim Ribas
PAULA ANDREIA DE SOUZA MADUREIRA
180120505
BELFORD ROXO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 15
2 DESENVOLVIMENTO 16
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 17
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 18
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 19
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 20
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 27
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos /iniciais do Ensino Fundamental, realizado na escola na Escola Centro Educacional Maciel Salgado / Príncipe Perfeito nas turmas: Maternal, Jardim I, II e III, Primeiro ano, Segundo ano, Terceiro ano, Quarto ano e Quinto ano do Ensino fundamental.
O objetivo do estagio supervisionado é vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola-campo/creche de educação infantil/creches, ou em outros espaços previamente aprovados, para que os alunos desenvolvam condições e convicções favoráveis á continuidade da sua formação. Elaborar, desenvolver avaliar projetos educativos, a partir do diagnostico da realidade da educação infantil e anos do ensino fundamental, construindo formas de atuação, com vistas á melhoria da educação de crianças, jovens e adultos. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas á profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estagio e a formação teórica e proporcionada pelo curso. Para o estagiário é inevitável o processo de observação aqueles envolvidos na educação e que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. Segunda (Pimenta 2004, p. 120)
“O estágio tem por objetivo, preparar o estagiário para a realização de atividades na escola, com os professores nas salas de aula, bem como para a análise, avaliações e crítica”.
A educação infantil é a fase que envolve crianças de 0 á 6 anos de idade, é considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o sócio emocional. Esta fase está dividida em dois segmentos: creche (crianças de 0 á 3 anos) e pré escola ( crianças de 4 á 5 anos e 11 meses). A Educação Infantil é a primeira porta de acesso da criança á sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo. A lei brasileira determina que as crianças sejam matriculadas na escola quando completam 4 anos, e define que estados e municípios devem garantir vagas na rede publica de ensino para essas crianças. Para que possam ocorrer impactos positivos e duradouros, no entanto não basta garantir vaga, é preciso que seja oferecida educação de qualidade. Os anos iniciais do ensino fundamental atendem as crianças na faixa etária a partir dos 6 anos de idade, tendo como objetivo assegurar aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para a vida em sociedade e os benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar. Especialmente em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios. Mais importante do que ter acesso as informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo é estimular a criança á reflexão, á busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informações e o contato com diferentes realidades.
Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola em 9 turmas, sendo elas, maternal, Pré I,II,III e do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental. Foi planejado e aplicado 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos.
O texto deste relatório esta subdivide da seguinte forma: esta introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho: o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; frente aos processos de inclusão; observação participante da turma: descrição da docência.
2- Desenvolvimento
A escolha em realizar o estagio nesta escola, foi por esta situada a 20 anos no município e pode acompanhar seu crescimento,sendo considerada uma das melhores da localidade. Por morar próximo da escola, já conhecia o trabalho que é desenvolvido na instituição escolar, trabalho o qual é pautado em educar vivenciando a aprendizagem. O trabalho da escola da escola é pautado na filosofia de educação do grande mestre Monteiro Lobato. Lobato uma vez disse: “ Ainda hei de fazer livros onde as crianças possam morar”.É nessa filosofia que esta pautada a educação do Centro Educacional Maciel salgado. Construir uma escola que atraia seu aluno, que o faça encantar, aprendendo,vivenciando a aprendizagem. Esse é um dos objetivos do Projeto Político Pedagógico.
...