ESTIMULAÇAO DE BEBES
Por: lagodias • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 955 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia Turma: 2014/2 Semestre: 4º
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: IEP Igrejinha
Acadêmico: Monica Danieli do Lago RGM: 0537631
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 3 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
- Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4
Primeiramente devemos levar em conta o verdadeiro significado de uma pergunta que muitas vezes deixam algumas pessoas confusas de seu verdadeiro sentido, o que é afetividade? Relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido. É o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar o seu sentimento e emoções a outro ser ou objetos. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada. Em psicologia, o termo afetividade é utilizado para designar a suscetibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio, vivências do sujeito, em sua qualidade de experiências agradáveis ou desagradáveis.
A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo. Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida. Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele. Todos os fatos e acontecimentos que houve na vida de uma pessoa traz recordações e experiências por toda a sua história. Dessa forma, a presença ou ausência do afeto determina a forma com que um indivíduo se desenvolverá. Também determina a autoestima das pessoas a partir da infância, pois quando uma criança recebe afeto dos outros consegue crescer e desenvolver com segurança e determinação. Existem alguns transtornos que ocorrem devido à ausência ou pouco recebimento de afeto, onde os mais evidenciados são depressão, fobias e ansiedade generalizada. Pessoas com recordações e experiências ruins ou tristes se tornam apáticas, ou seja, pessoas que excluem a afetividade de sua vida e que se tornam frias e ausentes de emoção.
Portanto não tem como a afetividade não influenciar na aprendizagem e porque não dizer na vida das crianças, pois sabemos que as atitudes e reações de cada pessoa influenciam nosso cotidiano, o que dizer então a um bebe que esta construindo um ciclo de vida. Acho que cabe a nos darmos, mas atenção e cuidado para com aqueles que ainda não são independentes, ou seja, que ainda precisam de cuidados e muito amor, pois dependem de alguém para assim poder construir uma estrutura familiar e social estável, pois é bom sempre lembrar que as atitudes ruins de um individuo por mais que seja uma única vez o caracteriza como alguém com caráter indevido, porem devemos sempre analisarmos e pensarmos em nossas atitudes por mais que para alguns seja difícil mas com certeza será sempre a melhor atitude tanto para quem a faz quanto para quem a recebe.
- Qual é a importância da interação (jogo de ação reação) do bebê com o adulto nas primeiros anos de vida? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 2 - O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9QmT4sa--lc
Acredito que a interação é um fator essencial entre adultos e crianças não somente nos primeiros anos de vida, mas também durante toda a sua vida, pois tudo que este relacionado ao convívio entre adultos e crianças é um estimulo para o aprendizado.
Jogo de ação e reação pode servir também como estímulos, pois envolve muitos pontos conectados ao pensar e agir, ou seja, ao cérebro. Portanto esse contato que para muitos é um simples gesto, som e caretas que nos adultos fazemos para as crianças, mas que porem as mesmas correspondem assim modelando os circuitos do cérebro também com imagens, objetos fazendo-se com que ajam reações de ações.
...