ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: IngridStefany • 5/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 327 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
SÔNIA MARIA APOLÔNIO DA SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:
EDUCAÇÃO INFANTIL-PARTE II
ETAPA V
PONTE NOVA
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA
SÔNIA MARIA APOLÓNIO DA SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II
ETAPA V
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba
Como parte das exigências à conclusão do Estágio
Curricular Supervisionado Obrigatório à Educação
Infantil – Parte II, da Etapa V do Curso de
Pedagogia a Distância – EaD.
Ponte Nova
2015
SUMÁRIO
Introdução-------------------------------------------------------------------------------02
O espaço da sala de aula--------------------------------------------------------------03
Planejando o exercício da docência------------------------------------------------06
Pensando e avaliando o exercício da docência-----------------------------------08
Conclusão-------------------------------------------------------------------------------09
Referências-----------------------------------------------------------------------------10
Anexos----------------------------------------------------------------------------------11
Introdução
Durante o período V etapa do curso de pedagogia, dei início a segunda parte do estágio supervisionado obrigatório, proposto pela Universidade de Uberaba, a Uniube.
O estágio teve início no dia dezoito de agosto, no Centro Educacional trenzinho Encantado, situado a rua Vigório Miguel Chaves, n° 43, Centro,Ponte Nova/ MG, com o objetivo de acompanhar e realizar o exercício da docência na instituição, conhecer o trabalho da gestão.
O estágio foi distribuído numa carga-horária de 100 (cem) horas, com atarefa de observar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelo gestor (professor,coordenador e diretor) em seus respectivos espaços educativos.
A instituição tem a participação dos pais, e tem como objetivo o início da alfabetização, ensinando às crianças a serem cidadãos de bem, proporcionando uma educação de qualidade.
O espaço da sala de aula
A sala de aula é bem organizada, as mesas estavam situadas em circulo.
A decoração que estava na sala, era pouca, devido ao espaço, tendo enfeites industrializados e outros confeccionados pela professo. Foi possível perceber a individualidade e o desenvolvimento de cada aluno.
Os brinquedos pedagógicos eram organizados em armários. As crianças não tinham fácil acesso a eles, já os brinquedos confeccionados pelos alunos com a ajuda da professora, já eram de fácil acesso, permitindo que as crianças fizessem uso deles com frequência.
A movimentação dos alunos era de total liberdade na sala de aula, mas com bastante disciplina, quando queriam levantar para ir ao banheiro, por exemplo, levantavam as mãos, e pediam a permissão da professora.
A professora tinha conhecimento e vontade de conhecer e aprender o novo,gostava de pesquisar atividades diferentes para os alunos, ler livros. Demonstrava bastante interesse pelas diferentes áreas do conhecimento, com as quais lida e que formam sua identidade profissional e seu saber docente.
As expressões faciais e corporais eram usadas o período escolar inteiro. As expressões faciais, as formas de gesticular, de sentar, de dirigir a professora, em todo tempo era bem presente, A forma com que a professora lhe dava com as crianças também era muito natural.
A vida e sua prática docente, revelava que o conhecimento possibilitava uma boa relação consigo mesmo e com os outros. Tinha uma liberdade no olhar de suas percepções, e ampliação de suas expectativas.
A professora se dirigia aos alunos com carinho, porem firme, tranquila mas ao mesmo tempo tinha controle da classe.
Foi possível perceber que as atividades proposta aos alunos, faziam parte do PPP da escola, pensando previamente no plano de ensino e de aula. As vezes, tinha de ser flexível com situações que não estava prevista em seu planejamento.
Havia uma utilização de recursos didáticos variados, tais como livros, imagens, jogos entre outros.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem, eles interessavam pelas atividades, conseguiam aprender o que era proposto. Quando ocorria de algum aluno demonstrar dificuldades, a professora o auxiliava.
Na escola tinha a existência de um relatório com todos os dados dos alunos, contendo o comportamento, o rendimento, tudo registrado.
A
...