ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: gracieleamc • 8/3/2018 • Relatório de pesquisa • 2.408 Palavras (10 Páginas) • 256 Visualizações
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Análise Institucional
Aluno: GRACIELE DE AZEVEDO MENDONÇA CAMARGO
Período: 3º SEMESTRE – PEDAGOGIA MODULAR Polo: MOGI DAS CRUZES
Instituição: E. E. VEREADOR ANTÔNIO VALDEMAR GALO CNPJ: 51.365.138/0001-25 Endereço: RUA TUPINAMBÁ Nº 135 – VILA AMORIM Cidade: SUZANO
Estado: SÃO PAULO Cep: 08.610-030 Telefone: 11 4747-5645
Horário de funcionamento: DAS 7:00 ÀS 22:45
Área de atuação: EDUCAÇÃO BÁSICA
Supervisor de Campo: ANA MARIA CORREIA BARBOSA
Email: E904405A@EDUCACAO.SP.GOV.BR
Horário do Estágio: 7:00 – 13:00 (SEGUNDAS) E 14:00 – 17:00 (SEXTAS)
Dias da semana: SEGUNDA-FEIRA E SEXTA-FEIRA
Carga Horária Semanal: 9 HORAS
Vigência do Estágio: de 15/08/2017 a 15/11/2017
Nesta atividade você irá descrever um pequeno histórico do espaço escolar.
1 - Apresentação da Escola.
- Histórico da Instituição:
A Escola Estadual Vereador Antônio Valdemar Galo, localizada no bairro da Vila Amorim, na cidade de Suzano/SP, foi inaugurada em janeiro de 1986 e recebeu seu nome em honra um dos fundadores do bairro no qual está localizada. Antônio Valdemar Galo era um cidadão atuante na comunidade, pastor, foi vereador por dois mandatos em Suzano, presidente da Câmara Municipal e um dos fundadores da Vila Amorim.
Desde sua inauguração, atende a alunos da Educação Básica, compreendendo os Ensinos Fundamental e Médio. Desde que o município passou a responsabilizar-se pelo Ensino Fundamental nas séries iniciais, a escola passou a abrigar apenas os alunos do Ensino Fundamental, nas séries finais (do sexto ao nono ano) e do Ensino Médio, tanto na modalidade regular, como no supletivo.
Atualmente, atende com sua capacidade total, contando com dez salas de aula, que são utilizadas nos três períodos (manhã, tarde noite), sendo que, no último, estudam somente os alunos matriculados nos cursos supletivos de ensino fundamental nas séries finais e de ensino médio.
- Objetivo e Finalidades:
A E.E. Vereador Antônio Valdemar Galo é uma instituição pública, administrada pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino de Suzano e dirigida pela Professora Ana Maria Correia Barbosa. Tem por finalidade a promoção da educação escolar para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e solidariedade, sua atuação observa os fins mais amplos da educação nacional, expressos em lei e as características e peculiaridades próprias, constantes em seu regimento escolar.
- Serviços Prestados: Programas, Projetos:
A instituição, no intuito de atender à demanda local, organiza a ocupação de suas dez salas de aula nos três períodos de forma a priorizar as necessidades específicas de cada faixa etária. Desta forma, oferece vagas para os sextos, sétimos, oitavos e nonos anos, no período da tarde, das 13h às 18h20, ainda para os nonos e também para os três anos do ensino médio, há a oferta para o período da manhã, das 7h às 12h20, já no período noturno, são atendidos os alunos de ensino médio regular e da EJA (educação de jovens e adultos).
Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela escola, destacam-se as atividades voltadas para o meio ambiente, esporte e preparação para o mercado de trabalho, desenvolvidas em parceria com diversas empresas privadas e autarquias instaladas na região e também com secretarias municipais e a comunidade.
O projeto intitulado “O mundo está em nossas mãos” foi criado há cerca de dez anos, em parceria com a Kimberly Clark Brasil tem, dentre outros valores, a preocupação com uma educação voltada para o meio ambiente. Na ocasião, a empresa criou duas cartilhas voltadas para o tema, que foram distribuídas entre as diversas escolas do município. O material trazia diversas orientações, além de propostas de atividades, que deram origem, dentre outras atividades, à criação de um bosque e de jardins nas dependências da escola.
Hoje, o projeto “O mundo está em nossas mãos” permanece ativo e a comunidade escolar mantém atividades que vão desde o cuidado com o bosque, os jardins e uma horta na escola, até palestras de conscientização e visitas monitoradas.
No campo da preparação para o trabalho, semestralmente são organizadas visitas a empresas parceiras, testes vocacionais e palestras de orientação profissional, sempre com o objetivo de promover maior conhecimento dos alunos em relação às diversas áreas de atuação profissional existentes, suas especificidades, a formação necessária, áreas em expansão e em transformação. Estas atividades são desenvolvidas de forma mais intensa com os alunos do ensino médio e EJA, mas os nonos anos do ensino fundamental também são envolvidos em diversas ocasiões, para que estejam ainda mais preparados no momento de tomada de decisão em relação ao seu futuro profissional.
A escola conta também com projetos voltados à prática física, por meio de aulas de vôlei, futsal e handebol, nas manhãs de sábado, a alunos que tenham interesse. Estas aulas fazem parte de um projeto que é desenvolvido por todas as escolas estaduais e todos os anos, são programados campeonatos interescolares, nas diversas modalidades, abrindo aos participantes uma nova perspectiva em relação ao esporte.
- Desafios e Estratégias Atuais da Instituição:
A escola trabalha continuamente na implementação de ações que garantam a acessibilidade á educação de qualidade e a inclusão social, visando à aceitação das diferenças existentes nos diversos âmbitos: social, cultural, regional e físico. Vem debatendo também, as possibilidades de adaptação dos espaços escolares de forma a ampliar o acesso do educando às diversas dependências escolares, independentemente de suas limitações.
Neste sentido, é frequente também, o trabalho com temas correlatos, por meio de trabalhos interdisciplinares, palestras e debates para a conscientização e maior conhecimento sobre as síndromes e doenças limitantes e as diferentes possibilidades de contribuição por parte da sociedade.
De acordo com os relatos dos docentes em sala, um dos maiores desafios atuais é, em unanimidade, a orientação em relação à adequada utilização dos diversos meios de comunicação e pesquisa disponíveis. Isso porque os alunos, de maneira geral, ocupam-se por muito tempo, com “bate-papos” virtuais e “selfies” não só nos momentos livres, mas também em sala de aula.
...