ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Emanuela Miola Magayewski • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.037 Palavras (17 Páginas) • 249 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANA CATALINA MIOLA ARROYUELO BATISTELLA RU 762786
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALFABETIZAÇÃO
ERECHIM, 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANA CATALINA MIOLA ARROYUELO BATISTELLA RU 762786
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Trabalho apresentado à disciplina de
Estágio Supervisionado Alfabetização no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.
ERECHIM, 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 5
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA 5
3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6
3.1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO 6
3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA 6
3.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO 7
3.4. DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO(A) PROFESSOR E DA TURMA ESTAGIADA 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
5. REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio está relacionado às ações efetuadas durante o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estágio foi realizado no Colégio Franciscano São José e tem como objetivo de reconhecer, entender e analisar a prática pedagógica cotidiana no ensino fundamental. A construção do presente relatório é de real importância para a prática como futura professora de ensino fundamental. Neste relatório será feita a explanação das aulas ministradas e observadas durante o estágio. Será feita a reflexão sobre o processo educativo, bem como, identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados à turma onde realizou-se o estágio.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estágio e do relatório subsequente se pauta nas tele aulas, estudos individuais, visita à instituição, período de observação na instituição, diálogo com os profissionais da educação e alunos, leitura de arquivos disponibilizados no Ava, consulta ao Projeto Político Pedagógico, entrevistas com profissionais que atuam na instituição, orientação com o tutor, leitura e análise das referências bibliográficas ofertadas pela faculdade.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estuda-se apenas as teorias, não se tem uma real ideia do que é estar frente a uma classe cheia de alunos, onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Onde cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
Este estágio terá como objetivos: tomada de consciência, identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados ao nível de ensino em questão, refletir sobre as atividades cotidianas do ensino fundamental, observar e analisar as implicações didático-pedagógicas relativas ao planejamento, aos objetivos e aos métodos de avaliação.
Assim os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: identificação da instituição estagiada (localização, horário de funcionamento e níveis de atendimento); será apresentada a concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades realizadas no estágio e as considerações finais.
DESENVOLVIMENTO
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio foi realizado no Colégio Franciscano São José, situado na Av. Quinze de novembro nº 237, bairro Centro, Cep 99700-000, localizada na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. O presente Colégio é uma instituição particular, que atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O colégio possui 293 alunos matriculados no Ensino Fundamental, divididos em: uma turma de primeiro ano; três turmas de segundo ano; três turmas de terceiro ano; três turmas de quarto ano; e duas turmas de quinto ano.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA
A situação do Colégio São José, segundo o Projeto Político Pedagógico, é de realização pessoal, tendo como centro do processo ensino-aprendizagem, o aluno. Os desejos manifestos pela escola, visam a contribuição para formação de cidadãos autônomos e conscientes, críticos que questionem, avaliem e que venham a interferir positivamente na sua realidade.
Para a instituição escolar, a qualidade de ensino será construir uma pedagogia de cunho crítico, criativo, na forma de administrar e democratizar a educação e construir um projeto social com a ruptura do arcaico, numa tomada de consciência da cidadania buscando a inclusão social e a construção de condições favoráveis de ensino, tornando-o mais eficiente e equitativo no preparo de nova cidadania, com estudantes atuantes e críticos.
Dentro desse contexto, a escola aposta no sentido dialético de informar e transformar, levando o educando a uma consciência participativa. Sendo assim, a ação educativa não é restrita somente a atuação do professor, mas perpassa todos os profissionais da escola, incluindo eles, psicólogas, fonoaudióloga, monitoras, auxiliares de disciplina e a coordenação como um todo.
...