Educação Direito de Todos
Por: 78956 • 3/8/2017 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
Educação Direito de Todos
O Capitulo7 “Educação escolar para todos”, de Denise Rodovalho Scussel, autora do livro Necessidades educativas e Educação inclusiva, nos mostra a importância de um educador na sociedade buscando sempre aprimorar os conhecimentos e o posicionamento diante de tantas diversidades de educandos.
A escola precisa de uma urgente mudança tentando novas formas de ensino para atender as crianças com dificuldades em aprendizagem e algum tipo de deficiência.
O filme “Como estrelas na terra toda criança é especial’’, lançado na Índia em 2008, dirigido por Aamir Khan, filme muito interessante que nos mostra a realidade nas escolas atuais. Existem muitas crianças assim como o menino Ishaan de 9 anos que sofre de dislexia na qual o filme conta a história. Crianças que não tiveram a mesma sorte que Ishaan teve de encontrar um professor que acreditava em novos métodos de ensino para a educação de uma criança. Ishaan se superou começou a se interessar mais pelas aulas e voltou a ser uma criança normal como seus colegas.
O capitulo 7, relata justamente essa importância que o educador e a escola juntos exercem no desempenho de suas funções.
No filme o pai de Ishaan assim como muitos pais, escolas e educadores não percebem o problema do filho e resolve colocar Ishaan num internato achando que o menino era rebelde e la ele teria uma disciplina rígida e voltaria a se interessar pelos estudos. Sorte de Ishaan foram o aparecimento de um professor dinâmico com novas ideias e métodos de aprendizagem que percebeu que o menino precisa de ajuda por sofrer de uma dislexia e não por ser rebelde. O filme nos mostra como é importante à inovação dos processos de aprendizagem assim como a presença da família e da escola na vida do aluno, serve de alerta para muitas pessoas que se importa com que os outros pensam ou as regras que a sociedade no dita, muita das vezes busca chegarem ao primeiro lugar custe o que custar e deixam de lado o mais importante o afeto, entendimento e dedicação.
O capítulo e o filme nos reforçam que a escola precisa preparar para receber todos os alunos, deve assumir a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades da criança, com respeito à diversidade, também, buscar incluir os diferentes no contexto regular de ensino, assim como o professor Nikumbh fez com Ishaah. Vimos também, que os profissionais da educação, necessitam de uma disponibilidade interna para enfrentar as inovações, condição indispensável para fazer acontecer à verdadeira educação.
Ter educadores qualificados e escolas preparadas para atender as necessidades de cada um. A escola precisa assumir efetivamente a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades das crianças, com respeito à diversidade, e, também buscar incluí-los no contexto regular de ensino. Essas diferenças se concretizam em diversos aspectos, tais como: sociais, físicos, religiosos, étnicos, de gêneros, entre outros.
É pena ver tanta desigualdade nas escolas e falta de apoio àqueles que necessitam. As injustiças estão por ai pelo mundo todo e as pessoas muitas delas não estão nem ai para o que esta acontecendo. Uma sugestão a todos os pais, alunos e professores seria assistir ao filme ‘’Como estrelas na terra toda criança é especial ‘’ e ler
...