Educação Especial
Por: Katarina02 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Paloma Pinheiro Firmino |
RA | 3708616729 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Camila Aparecida da Silva.
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
Neste trabalho veremos como nossas escolas ainda estao despreparadas juntamente com os docentes para receberem crianças com deficiencia, e que
Apesar das leis a favro, ainda á muitas falhas.
- Desenvolvimento
Passo 01
Dentro dos principais pontos de aprendizagem que podemos destacar da importância para o direito das pessoas com deficiência à educação podemos listar alguns abaixo
- É necessário planejamento de aulas de acordo com a necessidade de cada aluno, para que o deficiente possa ser inserido no sistema de ensino sem exclusões.
- A nossa Constituição Federal garante o deficiente o acesso frequente regulares de ensino;
- É necessário que os docentes estejam capacitados para lidarem com a deficientes, para que as crianças com deficiência possam ter acesso ao ensino de qualidade
- A Lei 12.796/2013 assegura aos alunos com deficiência e demais transtornos o ensino;
Passo 02
Segundo a legislação vigente e os demais documentos que compõe e formam a base para assegurar o ensino aos portadores de necessidades especiais, a situação do aluno Caio não condiz a realidade vivida na educação brasileira, portanto, a situação do Caio não poderia ser exceção no cotidiano da vida escolar, porém , infelizmente, a maioria dos portadores de deficiência continuam a buscar vagas em escolas capacitadas e estrutura para atendê-los, mas sem sucesso. Portanto, podemos dizer que a situação do aluno Caio ainda é exceção dentro da realidade da educação no país.
Passo 03
3.1– É claro que a escola ao conhecer as diretrizes e demais legislação que envolve o direito à educação dos portadores de necessidade especial, deveria estar mais preparada para tende-las, com boas estruturas e recursos humanos apropriados para acompanhar o aluno nas suas necessidades.
3.2 – A mãe como conhecedora da legislação que concede o direito ao seu filho o acesso à educação, deveria entrar com recurso na justiça obrigando a escola atender e aceitar seu filho, uma vez que é dever do estado o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais na escola.
...