Educação Intercultural
Por: Caroline Rodrigues • 2/10/2016 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 3.142 Visualizações
Discente: Caroline Rodrigues
RA: 8018596
Pólo: Batatais/SP
Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade
Tutor: Profª. Ms. Ana Maria Tassinari
Atividade Portfólio (Ciclo 2)
Pontuação: a atividade vale de 0 a 1,5.
Descrição e resolução da atividade
Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.
As diferenças culturais – sejam elas, étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – se fazem presentes em todas as suas formas e modos de expressão em nossa sociedade. Lidar com as diferenças, aprender com elas e aceitar sempre foi uma questão muito discutida no âmbito escolar. Como trabalhar diferentes culturas sem subjugar nenhuma?
As questões colocadas, quando se trata de interculturalidade, são múltiplas. No âmbito da educação se explicitam cada vez mais e desafiam visões e práticas profundamente arraigadas no cotidiano escolar. A cultura escolar predominante em nossas instituições educativas, são embasadas fundamentalmente a partir da matriz político-social que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal. Nesta ótica, as diferenças são negligenciadas ou, até mesmo, tidas como um problema que precise ser resolvido.
Acredito que a perspectiva intercultural vise promover uma educação que reconheça o outro, estimule o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educação para a intercomunicação cultural. Assim a perspectiva intercultural teria como objetivo à construção de uma sociedade democrática, plural, tolerante, e capaz de articulas as questões de igualdade com as questões de identidade.
Temos que considerar que cada cultura tem suas raízes sua história, assim perspectiva intercultural tem que visar promover uma educação para o reconhecimento e conhecimento do outro, construindo uma relação e estimulação do diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais.
Em suma, considero que a perspectiva intercultural deva ser usada como uma forma de construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade.
...