Educação Não Formal: Conceito, campo, características, práticas e o papel do educador social
Por: 3124232829 • 26/1/2022 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Educação Não Formal: conceito, campo, características, práticas e o papel do educador social
Considerando que a educação não formal normalmente é comparada à educação formal e como meio de conceituar pelas diferenças, os campos de desenvolvimento das educações, afirma que a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, a informal a que se aprende durante o processo de socialização e a educação não formal a que se aprende “no mundo da vida”.
E as práticas da educação não formal, se desenvolve tanto em espaços urbanos quanto rurais, assim como em espaços institucionalizados e outros espaços sociopolíticos. Por exemplo os movimentos sociais, onde a educação não formal pode se desenvolver, tendo sido eles pioneiros nesse uso.
Já a metodologia, é um ponto considerado mais fracos da educação não formal, uma vez que, comparada às educações informal e formal, não tem métodos bem definidos. As metodologias operadas na educação não formal partem da cultura dos indivíduos e dos grupos, e o método nasce a partir da problematização da vida cotidiana.
Mas é importante diferenciar a educação não formal de outras terminologias e propostas educativas, como a educação social, comunitárias, popular, integral, etc. A educação não formal se difere dessas práticas, tendo uma formação voltada para a cidadania, que destaca a importância de pensar a inovação e a criatividade, promovendo a emancipação humana.
A atuação do educador social na educação não formal, tem necessidade de atuarem junto às comunidades onde a educação não formal está presente, falar sobre os significados culturais de cada meio social e que estes só são aprendidos com a participação, que é um processo que se constrói. O educador tem o papel de desafiar o grupo para descoberta dos contextos em que as narrativas estão sendo construídas.
A construção do trabalho do educador social, é constituindo de três fases, sendo elas: a elaboração do diagnóstico do problema e suas necessidades; a elaboração preliminar da proposta de trabalho propriamente dita; e o desenvolvimento e complementação do processo de participação de um grupo ou toda a comunidade de um dado território, na implementação da proposta.
Em meio a todo esse processo, o educador social aprende e ensina, sendo o diálogo o meio de comunicação. Ele também atua junto aos diferentes movimentos sociais contemporâneos, participando de projetos sociais em uma comunidade e do processo de produção de saberes.
...