Educação Especial
Por: pedagogapatricia • 4/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 618 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Introdução
Hoje em dia as escolas ditas como “normais”, tem como dever incluir criançãs com quaisquer deficiencia em seu meio escolar, mais infelismente não é essa realidade que vemos a cada dia.
O preconceito vem daonde nunca deveria vim, que é da escola, a escola que deve acolhe, que deve unificar seus alunos e principalmente uma escola que deve ser istinta de qulquer preconceito.
Infelismente as nossas escolas em sua maioria não estão apta para atender alunos com deficiência, tanto emj seu meio curricular, quanto em seus aspecto predial.
São escolas aonde não existe rampa de acesso para cadeirante, aonde não tem professores especializados para atender tal aluno,isso porque é lei, é lei e dever da escola prporcionar educação a qualquer aluno independente da sua deficiência fisica, motora ou intelectual.
A escola deveria na prática estar pronta para recebe o aluno, mais esse aluno acaba sendo em sua maioria para ”certas” escolas um empencilho. É revoltante ver como profissionais da educação que estão ali para educar, para ensinar, para transformar um ser humano em uma pessoa melhor, atravez da educação, tenha tal preconceito.
Infelismente essa é a visão da inclusão escolar no Brasil, não que em sua maioria as escolas sejam assim, mas pode ter certeaza que 90% das escolas tem preconceito em receber alunos com deficiência.
Desenvolvimento
A nossa Constituição garante o dever a qualquer criança a educação, atraves do Decreto 5.296/04 e 3.298/99 e a Lei 7.853/89.
Esses direitosb deveriam ser cumpridos, mais infelismente não é isso que vemos na realidade das escolas.
É atravez dessas leis que por direito tem que ser cumprida e ser não for, cabe aos pais dos alunos entra na justiça para fazer cumprir o seu direito.
Tem que haver escolas inclusivas, para que a criança tenha a oportunidade de uma educação igual aos demais alunos,mais tal deficiência deve ser observada pela escola, para que o aluno possa ter uma educação igualitaria.
As salas de aulas com alunos com deficiência deve ser com menor numero de alunos,para que o aluno possa ter um bom acompanhamento da matéria.
É primordial para uma boa educação e adaptação do aluno, que ele seja matriculado apartir da pré escola, em uma escola regular, para uma melhor adaptação do aluno.
È dever do Estado manter escolas públicas de qualidade,s escolas devem oferecer umqa boa adaptação da criança e da familia na escola.
Reflexão
a) A escola deveria por lei fazer a matricula de Caio, pois ele está assegurado na lei, pois toda a criança tem direito a educação, sendo ele uma criança com deficiência.
A escola já deveria estar apta a receber qualquer aluno com qualquer tipo de deficiência.
b) Ela deveria recorrer a justiça, para que seu direito fosse assegurado, pois seu filho está protegido pela Lei, para que ele e qualquer criança tenha o DIREITO a educação.
Conclusão
...