Educação Não Formal - Gohn
Por: Camila.r.s.moi • 1/6/2016 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.484 Visualizações
QUESTIONÁRIO DESENVOLVIDO COM BASE NA OBRA “EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, EDUCADOR(A) SOCIAL E PROJETOS SOCIAIS DE INCLUSÃO SOCIAL” DE MARIA DA GLÓRIA GOHN
- Para a autora o educador social, realiza seu aprendizado em mão-dupla. Quais as bases encontradas pela autora para essa afirmação?
O aprendizado em mão-dupla faz menção a ideia de que não somente o educando, mas também o educador adquire conhecimento no processo de ensino aprendizagem. Com base em um ensino intencional, solidário, social, de interesses comuns onde o educador é um instrumento/mediador e não apenas um orador, cria-se um ambiente de discussões frutíferas.
É possível chegar a tais conclusões com base nas teorias de Paulo Freire.
- Na maioria das vezes o educador social atua em projetos, áreas estigmatizadas, apresente três referências dessas áreas descritas pela autora.
É comum que a educação não formal ocorra em centros sociais de inclusão, movimentos contra a desigualdade social e racial, projetos sociais educativos, empresas privadas, igrejas, tendo como princípios interesses comuns, como a musicalização, cursos profissionalizantes, capacitação, idiomas, dentre outros.
- Segundo Gohn (2009) a educação não formal caracteriza-se como área de formação da cidadania, esta por sua vez desdobra-se em varias demandas sociais, no espaço abaixo apresente cinco destas demandas:
Com o objetivo da formação do cidadão como um individuo autônomo, abre-se um leque de realidades sociais, que variam desde a diferença de gênero (feminino e masculino), as manifestações artísticas e culturais, cultura popular, religiões e seitas.
- Segundo Gohn (2009), a educação não formal apresenta aprendizado quanto as diferenças. Justifique:
Há várias dimensões no processo de educação não formal, que tem por objetivo apresentar formas de se ver e interpretar informações, assim como a valorização do respeito às diferenças. Dando prioridade a aprendizagem por meio habilidades potenciais individuais e coletivas.
Na educação não formal, há espaço para o trabalho de diferentes temas, que não estão inclusos na grade curricular do ensino formal. Trabalha-se o contexto/realidade social local, dando maior importância a necessidade que a formalidade. Por ser menos hierárquica e burocrática, ou talvez a simples forma como tal ensino é dirigido justifique seu sucesso e forma com que vem ganhando visibilidade.
...