Educação e diversidade na pedagogia
Por: tatamacena • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.238 Palavras (17 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1] | [pic 2] |
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RUA CEARA, 33 MIGUEL CONTO
79.003-010 CAMPO GRANDE, MS
PÓLO: SANTA BÁRBARA DO SUL - RS
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
TURMA: N10 SEMESTRE: 1º
ACADÊMICO: RA:
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
PROFESSOR EAD: DJALMA SILVEIRA
TUTORA PRESENCIAL: TATIANA OLIVEIRA NEULS
ENTREGA E APRESENTAÇÃO:
SANTA BÁRBARA DO SUL, RS, 18 DE ABRIL DE 2013.
FOLHA DE ROSTO
ACADÊMICO: RA:
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR EAD: DJALMA SILVEIRA
TUTORA PRESENCIAL: TATIANA OLIVEIRA NEULS
ENTREGA E APRESENTAÇÃO:
SANTA BÁRBARA DO SUL, RS, 18 DE ABRIL DE 2013.
RESUMO
Este trabalho irá expor o sistema de ensino brasileiro, que compreende a Educação Básica (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e a Educação Superior; baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96) e na Constituição Federal.
ABSTRACT
This work will expose the Brazilian education system, comprising Basic Education (formed by the kindergarten, elementary and middle school) and Higher Education, based on the Law of Guidelines and Bases of National Education of 20 December 1996 (LDB / 96) and the Federal Constitution.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
DESENVOLVIMENTO 7 à 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
O tema proposto nos remete a abordarmos a educação sob a ótica vivenciada em meio aos bancos escolares, que por sua vez são refletidas pelos meios de comunicação e a constante frustração de grande maioria dos profissionais da educação.
Em contrapartida a um quadro organizacional e estrutural, defendido por alguns como sendo bem sistematizado, a atual conjuntura visualizada na educação, aponta para o senso comum de insatisfações e polêmicas das mais diversas, sejam no que se refere a LDB ou próprio sistema dito, o que desta forma torna incerta a qualidade da mesma. Assim, o descontentamento de ambas as partes, alunos e educadores, a falta de envolvimento da família e até mesmo a contra partida governamental, são agentes fomentadores deste circulo vicioso do chamado sistema de ensino.
E, é nesse apanhado de proposições e reflexões que o presente trabalho é desenvolvido tendo como eixo principal o sistema de educação brasileira sob a ótica da LDB e da Constituição Federal, avançando sobre a organização da educação e as discussões existentes a cerca da educação brasileira em seus mais diversos níveis.
DESENVOLVIMENTO
O SISTEMA DE EUCAÇÃO E A LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, salienta que o Brasil não possui um sistema escolar único, porque temos escolas particulares, municipais e estaduais, além disso, vários profissionais do meio educacional como Savani(1987) apontam que não há sistema de educação no Brasil, o que se ocasiona por vários fatores, dos quais não beneficiam o desenvolvimento de um pensamento crítico.
Essa organização se dá em sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Constituição Federal de 1988, com a Emenda Constitucional n.º 14, de 1996 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela lei nº 9394, de 1996, são as leis maiores que regulamentam o atual sistema educacional brasileiro.
A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior. De acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e aos Estados e o Distrito federal, no ensino fundamental e médio. O governo federal, por sua vez, exerce, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, cabendo-lhe prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.
...