Educação infantil
Seminário: Educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nesinho • 24/11/2013 • Seminário • 366 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
O Ensino da Arte da Educação Infantil
A infância é um período de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesse período que, através da educação infantil, elas terão os primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo aos professores valorizar o conhecimento e a criatividade que as trazem para a sala de aula.
O que realmente importa aos alunos nessa fase é o brincar aprendendo, é esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim, eles aprendem se sentindo mais realizados e mais felizes.
A arte e seus elementos estão presentes em nosso dia-a-dia; não devendo ser vista como meio de oportunizar prazer às crianças, ou apenas trabalhar a coordenação motora ou para enfeitar as salas de aulas, mas ao contrário, deve-se trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança.
O ensino da arte é de grande importância para o desenvolvimento infantil de crianças com dificuldades em diversas áreas, e pode ser usada também como uma ferramenta facilitadora do desenvolvimento da habilidade motora fina, da concentração e da atenção.
A arte também promove uma maior independência das crianças, pode melhorar a sua auto estima, desenvolver os seus potenciais em diversos sentidos através de uma comunicação introspectiva, além de ajudar crianças com dificuldades diferenciadas, por se tratar de um instrumento de expressão e comunicação do inconsciente.
As crianças, em geral, têm uma grande criatividade e sensibilidade expressiva, e cabe aos professores de arte, terem uma imensa responsabilidade por trabalhar o dia a dia com esse potencial, desenvolvendo técnicas variadas, específicas e diferenciadas, respeitando sempre a individualidade expressiva de cada um, e o seu tempo de desenvolvimento artístico.
O desenvolvimento artístico de uma criança jamais pode ser comparado com o de outra. Cada aluno tem seu tempo, e não cabe aos professores de arte, interferir nessa particular evolução. A criança é constantemente movida por meio de estímulos, e o que se pode fazer na educação com arte é oferecer-lhe ferramentas encorajadoras desse processo, mas sem interferência na sua expressão artística.
Outro fator importante, deve ser observado no momento da avaliação. O professor deve afastar julgamentos como feio ou bonito, certo ou errado, que não auxiliarão no processo educacional,
...