Elaboração de projeto
Por: joellma • 20/9/2018 • Projeto de pesquisa • 3.706 Palavras (15 Páginas) • 175 Visualizações
FACULDADE SÃO LUIS DE JABOTICABAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO
A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCENTIVAR E DESENVOLVER A APRENDIZAGEM NAS SERÍES INICIAIS
Simone Andrade Santos Lins
Orientador:
JABOTICABAL
2018
SIMONE ANDRADE LINS
A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCENTIVAR E DESENVOLVER A APRENDIZAGEM NAS SERÍES INICIAIS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade São Luis de Jaboticabal, como parte dos requisitos para obtenção do grau em Pós-graduação do curso Educação Infantil. .
Orientador:
JABOTICABAL
2018
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu bondoso Deus por estar ao meu lado durante toda a minha vida, principalmente na minha trajetória acadêmica, me guiando, orientando e dando sabedoria para que eu superasse todos os obstáculos encontrados.
Sou grata a minha família, agradeço também aos meus amigos por me incentivar a não desistir do meu sonho.
A todos meu muito obrigada de coração!
“Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer”.
(Cunha 2001, p.14).
RESUMO
Esta pesquisa acadêmica irá abordar o tema: A ludicidade como instrumento facilitador para incentivar e desenvolver a aprendizagem nas series iniciais. Toda criança tem o direito de brincar, por isso é necessário elaborar uma metodologia que junte conteúdo, ludicidade e ensino-aprendizagem. Uma vez que o lúdico é de extrema relevância na vida da criança. Assim este trabalho terá como finalidade fazer com que os professores das séries iniciais reflitam sobre a necessidade de atuar com prazer e de forma lúdica, e o seu papel como agente mediador do conhecimento frente à ação pedagógica. Conscientizando a todos sobre o valor dos jogos, das brincadeiras e da dinâmica dentro e fora do ambiente escolar, no processo de formação do educando. Está é uma pesquisa documental e experimenta, desenvolvida através da coleta de dados sobre o ato de aprender brincando em uma escola do município de Buerarema Bahia. A pesquisa constatou que muitos docentes estão atuando de forma coerente, ao trabalhar com a ludicidade no espaço escolar, respeitando e incentivando a interação. Sendo assim iremos buscar contribuir com referências bibliográficas, mostrando que a ludicidade contribui para o cognitivo, o social e desenvolvimento pleno da criança.
Palavras-chave: Ludicidade, brincadeiras, ensino-aprendizagem.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................................................. 07
- METODOLOGIA ...............................................................................................09
- RESULTADOS E DISCUSSÃO ........................................................................11
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................17
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................18
1. INTRODUÇÃO [pic 1]
O tema em estudo baseia-se no fato da ludicidade ser vista como instrumento facilitador para incentivar e desenvolver a aprendizagem nas series iniciais. Uma vez que somos seres eminentes sociais, estamos sempre precisando nos relacionar e nos integrar no meio que estamos inseridos, por isso é importante busca envolver de forma lúdica e dinâmica metodologias essenciais para o desenvolvimento da criança no processo educativo.
Segundo Dinello (2007) a atividade lúdica contém as máximas possibilidades de expressão comunicativa e é à base das aprendizagens e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total. Segundo este autor, a ludicidade é um atributo multiforme que tem suas raízes em muitas fontes de expressão do pensamento e percepção imaginativa. Para ele a criatividade é um processo de interconexão de novas reações concretas e conceituais.
Ao trabalhar com atividades lúdicas em que a expressão e a atividade sejam contempladas, o educador possibilita à criança o seu desenvolvimento integral, contribuindo assim para uma relação entre o sujeito, à realidade e o meio.
Segundo a (DCNEIs) Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (BRASIL 1998) as quais estabelecem [...] princípio Estético, da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações. Assim garantem em leis que toda criança tem o direito de aprender sendo respeitadas e asseguradas propostas pedagógicas que cumpra plenamente a sua função social.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
Deve-se considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em vários princípios, entre eles está o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições (RCNEI 1998 p.13, 14). [pic 2]
Sendo assim, para que as crianças possam desenvolver as suas potencialidades deve haver uma relação entre suas aprendizagens e os valores culturais nos quais estão inseridos.
Para que a criança se desenvolva e aprenda de forma prazerosa, é preciso que o professor compreenda seu papel como mediador de toda a ação, isso porque o ato de brincar não pode ser visto como algo vazio, nem como um simples ato para passar o tempo, é necessário um comprometimento no sentido de planeja, diversificar metodologias, buscando conhecer as necessidades, e como ocorre o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula da educação infantil, para elaborar projetos e atividades lúdicas adequadas á idade e ao nível de conhecimento da criança.
...