Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos
Por: YasminOliveira0 • 8/5/2018 • Resenha • 717 Palavras (3 Páginas) • 3.614 Visualizações
CURSO: Pedagogia
SEMESTRE: 4º
DISCIPLINA: Fundamentos e Didática de Ciências
Fichamento de texto
Referência:
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André, PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
Palavras-chave: Ciências, tecnologia, docência, formação
Ao abordar a importância da formação profissional do professor na área de ciências o texto nos mostra que vem tornando-se um desafio o domínio dos assuntos para o exercício da docência, pois a construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a uma velocidade muito rápida, além de ser necessária a também formação humana do docente.
Um desses desafios é para ultrapassar a educação baseado no senso comum pedagógico que vem esgotando o interesse do aluno, pois é baseado em atividades que não estimulam a curiosidade e reflexão estudante. Assim se fazendo preciso a intervenção do educador com propostas de ensino mais significativos, articulado com experiências cotidianas que exija menos esforço de memorização do aluno e que faça da aula um momento agradável.
Ca democratização do acesso à educação fundamental publica no Brasil a partir da década de 70, surge a meta de pôr o saber científico acessível a todos do publico escolar, é preciso reforçar como fundamental a mudança da pratica educativa pois surge um novo publico escolar agora com diferentes meios sociais, valores, crenças e etc. Sendo assim o professor de ciências se apropriou de ferramentas para educação da imaginação em todos os níveis ensino para a formação de cientistas e para a formação de cidadãos.
Ao tentar incorporar a ciência no universo das representações sociais como cultura o docente deve juntamente com o aluno ter uma postura crítica ao analisar a ciência dita como verdade absoluta e acabada. Torna-se um desafio para o professor estimular o aluno a pesquisar, estudar e desenvolver habilidades essenciais para aprender com independência.
Com a tecnologia cada vez mais presente na vida dos alunos, o professor acaba enfrentando um desafio de inserir novas propostas na prática docente unida aos materiais digitais. O livro didático, por exemplo, que pode ser acessado através da biblioteca virtual, o tablett utilizado nas atividades em classe, entre outros componente que distanciam-se da prática tradicional.
O professor precisa levar em consideração o cotidiano do aluno, as problemáticas atuais e ter formação para acompanhar a tecnologia, o que é bastante importante para a prática docente e evitar embaraços na sala de aula, por não saber, por exemplo, manusear os materiais mais recentes, como os digitais.
É necessário superar a ideia de que o livro didático é sempre indispensável, quando existem outras formas de trabalhar o processo de ensino e aprendizagem. Os espaços culturais precisam e podem ser utilizados, pelos alunos e professores, com os mesmos assuntos, conteúdos dos livros didáticos, deixando de lado o pensamento de falta de comprometimento com o ensino, caso haja a utilização de espaços opostos a sala de aula.
Em
...