Escola: Meio de Conservação e Reprodução Social
Por: Renata Almeda • 9/6/2016 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 3.316 Visualizações
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT
1 - Pesquise e comente a seguinte frase de Pierre Bourdieu: "Escola: meio de conservação e reprodução social" e relacione com a situação escolar de hoje no Brasil
Na concepção de Bourdieu, a escola tem papel fundamental na formação do ser social e na educação formal, pois ela reforça o habitus (conceito dado para algo que o sujeito internalizou de seu meio social), tornando eficiente a relação de dominação na ação pedagógica.
A escola é uma instituição que transmite e reproduz cultura, tendo como papel tornar essa cultura natural. Para a reprodução dessa cultura, ela utiliza-se dos professores para transmitir tais conhecimentos, e um meio utilizado para que haja o aprendizado é a autoridade, pois, ou o sujeito aprende de forma “natural” ou cria-se maneiras para que este conscientize-se e aceite a cultura dominante.
Embora alguns professores, comprometidos com sua formação e em transmitir conhecimentos para mudar a realidade, acabam entrando no ritmo do sistema e contribui para a reprodução. Sendo assim, a escola, uma instituição conservadora e agente de reprodução utiliza-se de mecanismos para justificar as desigualdades sociais, e não dá a chance de acesso à educação igual para todos.
Podemos concluir, que nos dias atuais, não houve muitas mudanças desses conceitos, pois embora haja programas sociais que possibilitem uma educação para todos, a escola continua transmitindo a cultura dominante, reforça e reproduz as diferenças criando programas que atenda, somente, determinadas classes, justificando o êxito e o fracasso escolar de acordo com o nível cultural do sujeito.
2 - Analise a concepção de Michel Foucault, enfatizando as relações de poder que se manifestam no interior de uma escola, segundo o livro "Vigiar e Punir"
Para Foucault, a disciplina é um instrumento que regula o comportamento divergente na sociedade humana, este controle social, antigamente existia pelo poder e dominação, punindo aqueles que “desrespeitavam” as regras sociais. Na vida moderna, a disciplina serve para modelar, vigiar e corrigir a quem despreza as normas.
Pensando nisso, a escola também se utiliza de técnicas disciplinares, iniciando pela hierarquia de funcionários, frequência dos alunos nas aulas, além de avaliações, horários (de entrada, saída e lanche), com o objetivo de tornar os profissionais e alunos obedientes.
Essa ação punitiva tem como função regulamentar, normalizar as relações de poder. Sobre a hierarquia, a escola tem uma direção que exige dos professores o cumprimento de determinadas regras, por exemplo, datas de aplicação de provas e entrega de notas, eles precisam atender a essas regras, e assim o aluno também deve cumprir e se adequar a esse sistema.
Esse sistema coercitivo, com regras a serem cumpridas faz com que a educação funcione de forma disciplinar, não permitindo desvios de condutas e desacato às normas.
Outro caracterizador de disciplina e poder são as provas, pois por meio delas o professor qualifica, classifica, compara e também pune seus alunos. Com esses dados, a escola forma classes de acordo com essa classificação, hierarquizando a qualidade dos alunos (classes
...