Estágio de Supervisão Entrevista com Supervisor de Ensino da Diretoria Regional de Ensino.
Por: laridina • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.952 Palavras (8 Páginas) • 362 Visualizações
Estágio de Supervisão
Entrevista com Supervisor de Ensino da Diretoria Regional de Ensino.
Questões:
(01) Qual o horário da Supervisão e quantos supervisores compõem o quadro da Diretoria de Ensino de São José dos Campos?
Resposta: A supervisão é contratada para trabalhar 40 horas semanais, estas divididas em 8 horas diárias, conforme a lei tirando 1 hora de intervalo. Tem supervisor que entra as 08horas e são as 17horas, a dirigente dá opção para a escolha de horários conforme a necessidade. Na Diretoria de Ensino de São José dos Campos tem 24 Supervisores, e este numero é definido de diretoria para diretoria, dependendo do número de escolas atendidas por aquela diretoria. Quando se tem muitas escolas é maior o números de supervisores, se forem poucas escolas terão menos supervisores. Destes 24 supervisores são divididos em 04 equipes A, B, C, D, cada equipe com 06 supervisores, normalmente agrupados por afinidade. As equipes não tem um líder direto, oficialmente, porém muitas vezes acontece de ter uma liderança, só que depende do assunto, em que algum dos supervisores se identifique mais e possua mais conhecimento sobre a atividade.
(02) Como é organizado o setor da Supervisão de Ensino quanto ao acompanhamento dos projetos da Secretaria da Educação, acompanhamento das Escolas e composição de comissões?
Resposta: As equipes sendo montadas separam-se por setores, entre eles os projetos (geralmente estes escolhidos por afinidade) e os que são mais difíceis são trocados entre a dirigente e as equipes. O acompanhamento das escolas em determinado momento não necessariamente de ano em ano, a dirigente regional de ensino chama todos os supervisores, classifica-os por tempo de serviço, e eles escolhem 04 escolas estaduais e 04 escolas particulares, para acompanhar, ficando assim responsável por 08 escolas. Mais esta escolha não é feita aleatoriamente, as escolas são classificadas em A, B, C, D (da mais fácil á mais difícil), sendo a escolha feita por grau de dificuldade, onde todos os supervisores escolham uma escola de cada grau de dificuldade, estas escolas são acompanhadas pelo supervisor até que haja outra atribuição, esta só acontece quando é necessário, às vezes quando tem uma mudança muito grande na supervisão, ou abrem e fecham muitas escolas. A composição das
Comissões é feita para estudar acontecimentos escolares, e é feita para quase tudo, agressão, desvio de verbas (denuncia), estas quais necessitam de uma apuração pela supervisão. Mais tem comissão que é feita para abertura de escola, quando é feita uma solicitação na Diretoria de Ensino, é criada uma comissão para tratar deste processo. Analisar os documentos, fazer uma visita ao prédio. A comissão é feita por vários motivos e sempre é feita por 03 supervisores de ensino, dependendo do caso pode ser feita por 02 supervisores (quando são casos mais simples). Na Diretoria de Ensino eles trabalham com um caderno de registro onde acontece uma regularidade com a participação nas mais diferentes comissões designados pela Dirigente de Ensino, assim não ficando nenhum supervisor sem participar das atividades de comissão.
(03) Como funciona o atendimento do plantão de Supervisão da Diretoria de Ensino?
Resposta: Antigamente o plantão funcionava das 08horas ao meio dia e das 13 horas até as 17. Mais conforme a demanda de serviço, alguns supervisores concordaram e outros não gostaram o horário ficou das 08 horas às 12 horas e no período da tarde das 14 às 17 horas. Funcionando de terça á sexta, porque nas segundas feiras acontece a reunião interna com a Dirigente de Ensino, durante o dia inteiro, onde se alinha as dúvidas, questões em aberto, fazem-se os estudos sobre novas resoluções. Durante o atendimento no plantão atendem-se pais, alunos, professores, diretores, geralmente com reclamações, ás vezes acontece um elogia, e muitas dúvidas. As pessoas atendidas podem deixar seu atendimento registrado, onde coloca seus dados e este livro é levado até o supervisor na escola. O plantão é feito através de uma escala por ordem alfabética, todo dia são 2 supervisores de plantão, um de manhã e outro de tarde. Ninguém fica o dia todo no plantão. A escala deve ser respeitada porque se o supervisor não cumprir com seu compromisso outro supervisor de sua equipe terá que realizar seu trabalho no plantão.
(04) Como os Supervisores fazem o acompanhamento das suas Unidades Escolares?
Resposta: Cada supervisor tem um perfil de trabalho, amis tem questões que todos temos que fazer, se tem uma emergência na escola, de repente você chega na Diretoria de Ensino e já tem um bilhete dizendo para você ir urgente até uma de suas escolas. O diretor precisa de sua assessoria, por isso é um atendimento de urgência, que foge ao cronograma. O cronograma é feito semanalmente, e entregamos ás sextas feiras ao Dirigente, e anotamos os compromissos em nossa agenda pessoal. Este planejamento pode ser alterado conforme acontecimentos que podem justificar a mudança no cronograma. Tem supervisor que se programa para ir a escola mesmo esta não estando em seu cronograma. Algumas escolas são mais atendidas pelo supervisor, outra menos, dependendo da necessidade, tem também escolas que gostam da presença do supervisor, normalmente as visitas se dão de 02 supervisores. Dependendo da necessidade da escola, o supervisor vai menos porque ela funciona direitinho, O que caracteriza o atendimento as escolas são ligações dos diretores precisando de um auxílio em um HTPC com os professores ou até mesmo um atendimento a funcionários. Tem supervisor que gosta de ir mais às escolas. Cada atendimento que ele faz as escolas tem um termo de acompanhamento, onde ele descreve o que fez na escola, em forma e relatório, se atendeu aspectos administrativos, pedagógicos ou financeiros, o que viu. O termo de acompanhamento da Supervisão é feito a cada visita, com data, horário, se foi junto com alguém. Na minha concepção a ida muitas vezes as escolas, dá certo paternalismo, fica uma ideia de fiscalização, e as pessoas tem que ter maturidade, amadurecer para trabalhar na escola. Se for diante de um pedido deve ir sim, e conforme a programação ir para fazer visitas.
(05) Qual a atuação do Supervisor frente a dicotomia administrativo/pedagógico?
Resposta: O administrativo esta ligado ao corriqueiro, financeiro, gestão, o problema disciplinar do aluno, a reunião de pais, a compra que tem que ser feita antes que a verba acabe. Já o pedagógico é aquele voltado para questões com professores que estão dando uma aula que não condiz com o esperado, onde você tem que se reunir com eles para conversar. É o HTPC que você tinha que participar mais vai ter um atendimento a uma emergência e não vai ser possível. É difícil e complexa a relação dessas necessidades da escola, e quem sentem mais é o diretor e a escola, porque na verdade a escola deveria tratar mais do pedagógico, até estamos tentando, porém o administrativo toma mais tempo e acaba fazendo com que se deixe um pouco de lado o pedagógico, não o atendendo o quanto é necessário. Mais se deve tentar manter as duas linhas em compatibilidade. No trabalho do professor não se sente diretamente a sobrecarga em suas atividades, apesar de ter uma grande responsabilidade burocrática, com grande quantidade de relatórios, porém ainda não se compara a pressão sentida quando se sai da sala de aula e vai para a gestão, lá se sobrecarrega muito o administrativo e o pedagógico fica com uma menor abrangência. O coração da escola deve estar voltado para o coordenador pedagógico, pois um bom trabalho estes, faz com que as reuniões sejam bem feitas, consegue acompanhar os alunos com dificuldades, assim diminuindo os problemas do administrativo e do pedagógico. Porém como este cargo é de designação muitas vezes o coordenador pedagógico não consegue atuar diretamente com os professores por estar no mesmo cargo trabalhando em outra função, além da dificuldade de se encontrar um bom profissional da área.
...