Diretorias de ensino
Por: romarioletras • 11/3/2016 • Monografia • 2.146 Palavras (9 Páginas) • 291 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Curso de Letras
Romário de Morais Rosário
O uso da música no ensino de língua inglesa para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
Professor(a) Orientador(a): Esp. Fernanda da Silva Alvissu Prizoto
Taubaté
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 2
1.1. Objetivos da Pesquisa 2
1.2. Justificativa 2
2. Revisão de Literatura 4
3. O Método da Pesquisa 5
3.1. Redação do projeto de pesquisa 5
4. Cronograma 7
Referências Bibliográficas 9
- Introdução
Este trabalho cujo tema é O uso da música no ensino de língua inglesa para os alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Tem como objetivo mostrar o quão importante a música pode ser no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Buscando diferentes maneiras de aliar a música, ao processo pedagógico, de modo que esta se torne um recurso imprenscidível, tal qual os livros, e a própria internet.
Nele darei ênfase ás formas de introduzir a música na aula, e de como trabalhar ela com os alunos. Na parte de metodologia deste trabalho apresentarei um plano de aula e uma sequência didática fundamentada em (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, utilizando o gênero textual música, que ira possibilitar trabalhar com eles as habilidades de fala, escuta, leitura e escrita. Além de possibilitar a ampliação do vocabulário deles. Esse plano de aula e essa sequência didática serão futuramente uma pesquisa de campo a ser desenvolvida na elaboração do trabalho de conclusão de curso.
- Objetivos da Pesquisa
- Objetivo Geral
Buscar formas de trabalhar a música com os alunos na sala de aula, trabalhando suas competências e habilidades.
Mostrar a importância da música no processo pedagógico.
- Objetivos Específicos
O foco deste trabalho é detalhar as formas de introduzir ao ensino de língua inglesa. E desenvolver habilidades de escuta, fala, leitura, escrita, além de construção e aumento vocabulário, com o uso do gênero textual música.
- Justificativa
A música está presente em todos os momentos de nossa vida. E em quase todas as ocasiões de nossa vida interagimos com ela, seja quando ficamos alegres, ou até mesmo tristes. E naturalmente está atrelada também ao processo pedagógico.
A música marca a vida das pessoas em quase todos os acontecimentos. A música tem o poder de comover, de promover, de divertir, e também de interagir com as pessoas. Praticamente não existe atividade da vida humana, em que a música não esteja presente, ou se faça necessária, sobretudo na área da educação.
Considero por tanto de muita importância a realização deste estudo, explorando as formas de inserir a música no processo de ensino aprendizagem. Sobretudo no ensino de língua inglesa. E poder utilizar este gênero como uma ferramenta para melhorar e diversificar as aulas de inglês.
- Revisão de Literatura
Para escrever este trabalho, eu li e pesquisei inúmeros artigos, e trabalhos, que abordavam o assunto. Porém foquei especificamente em alguns, embora todos os outros tiveram grande participação e importância para a conclusão deste.
As vantagens em usar a música como instrumento de aprendizagem no ensino de línguas. Disponível em:
https://aprendizagemdelinguainglesacommusica.wordpress.com.
Acesso em 11/11/2014.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernand. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP, 2004. P. 51-98.
Desta obra utilizarei a parte que fala da importância do uso da sequência didática, e o esquema de sequência didática para se trabalhar os gêneros textuais.
GOBBI, Denise. A música enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa. Porto Alegre, 2001. P.16-88.
Deste trabalho será utilizado o capítulo 2, e o capítulo 3. Que trata sobre a importância da música na sociedade, e na vida das pessoas, e o conceito de estratégia. (capitulo 2). E também atividades realizadas e feitas com música. (capítulo 3).
OXFORD, Rebecca L. Language learning strategies: What every teacher should know. Boston: heinle & heinle, 1990. P.9-15.
Desta obra utilizarei o capítulo 1 que aborda sobre as estratégias de aprendizagem, diretas e indiretas.
PEREIRA, Érica. Música linguagem universal. O ensino de língua inglesa com música. Disponível em:
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1483. Acesso em 12/11/2014
WOYCIECHOWSKI, Élio. Música: uma proposta para o ensino de língua inglesa na escola pública. Paraná, 2009. P.4-6.
Deste trabalho utilizarei o capítulo dois, no qual o autor justifica seu tema e explica as vantagens de se trabalhar a música na sala de aula.
- O Método da Pesquisa
O método seguido para a elaboração desta pesquisa é um levantamento bibliográfico, para o embasamento teórico.
Também apresentarei um plano de aula com uma sequência didática voltada para os alunos do 9º ano, com duração aproximada de duas aulas, para uma futura pesquisa de campo.
O plano de aula a ser apresentado tem como objetivo principal aumentar o vocabulário dos alunos, e desenvolver com eles habilidades de comunicação, como: reading, writing, listening and speaking.
...