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Estagio em Pedagogia

Por:   •  24/9/2024  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

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A reflexão socrática sobre a essência do homem é um marco na filosofia, especialmente por deslocar o foco do cosmos e da natureza para o ser humano. Sócrates, ao afirmar que "o homem é a sua alma", estabelece uma conexão direta entre a alma e a razão, definindo-a como a sede da atividade pensante. Essa perspectiva leva à valorização da sabedoria e da e seus discípulos. Os três elementos fundamentais do método socrático para alcançar a sabedoria:  1. **Ironia Socrática**: Sócrates inicia o diálogo fingindo ignorância sobre o tema em questão. Isso permite que o interlocutor exponha suas ideias, muitas vezes revelando suas próprias contradições. Esse método de questionamento contínuo desestabiliza as certezas do interlocutor, forçando-o a reconsiderar suas crenças e a buscar um entendimento mais profundo.  2. **Maiêutica**: Após expor as falhas no raciocínio do interlocutor, Sócrates o conduz a um processo de "parto" de ideias. Ele ajuda o interlocutor a "dar à luz" novas compreensões através de questionamentos guiados. Essa etapa é onde se dá a construção do conhecimento, levando o interlocutor a descobrir a verdade por si mesmo. 3. **Dialética**: Esse processo de diálogo constante e rigoroso é o que conduz ao conhecimento. Através da discussão e da argumentação, Sócrates acredita que se pode chegar a verdades universais, ou pelo menos, a um entendimento mais profundo da realidade. **Os perigos dessa postura intelectual:** Apesar de seu valor filosófico, a postura socrática pode ser vista como perigosa em sociedades que não toleram o questionamento das normas estabelecidas. Sócrates, ao desafiar as crenças e convenções da Atenas de sua época, acabou sendo condenado à morte. A busca incessante pela verdade e a crítica às opiniões superficiais podem gerar conflitos, especialmente em contextos em que o poder e a tradição são fortemente enraizados. **A preocupação dos pós-socráticos com as leis e os fenômenos humanos, especialmente a virtude em Platão:** Platão, discípulo de Sócrates, leva adiante a preocupação com a virtude, mas amplia o escopo dessa reflexão. Para Platão, a virtude está ligada ao conhecimento do Bem e à harmonia da alma. Ele desenvolve a ideia de que a justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, é alcançada quando cada parte da alma (razão, espírito e apetite) cumpre sua função de maneira equilibrada. A virtude, portanto, não é apenas um estado moral, mas uma condição necessária para a felicidade e a realização humana. Platão também se preocupa com as leis e com a estrutura da sociedade, acreditando que uma sociedade justa é aquela governada por filósofos, ou seja, por aqueles que possuem conhecimento verdadeiro e que buscam o Bem comum. Essa visão contrasta com a realidade política de seu tempo, onde o poder muitas vezes era exercido por aqueles que não tinham compromisso com a virtude. **A contraposição entre “ganhar o mundo inteiro” e “perder sua alma” e sua relação com a ética e a lógica:** O texto bíblico de Marcos 8:36 levanta uma questão ética crucial que ressoa com as preocupações filosóficas de Sócrates e Platão: de que adianta alcançar todos os bens materiais e perder a essência de si mesmo, que é a alma? Essa passagem sugere que o valor do ser humano não reside nas conquistas externas, mas na integridade interna, na preservação da alma e, por extensão, da razão e da moralidade. Essa contraposição relaciona-se diretamente com a ética socrática e platônica, que enfatiza a importância de viver de acordo com a virtude e a razão, em vez de buscar apenas o sucesso material ou a satisfação dos desejos. A lógica por trás dessa postura é que a verdadeira felicidade não pode ser encontrada em bens transitórios, mas naquilo que é permanente e essencial, ou seja, a alma virtuosa e bem ordenada.  Em suma, a filosofia socrática e pós-socrática coloca a alma e a virtude no centro da vida humana, defendendo que o conhecimento e a reflexão ética são os caminhos para alcançar a verdadeira sabedoria e felicidade. O questionamento e a busca pela verdade, embora possam ser perigosos em certos contextos, são vistos como fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. A contraposição entre "ganhar o mundo" e "perder a alma" nos lembra da importância de manter a integridade moral e a racionalidade acima das ambições materiais.

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