Estrutura do ensino fundamental
Por: ricardodoidolza • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 6.347 Palavras (26 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
2015
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO ____________________________________________________0 2
2 TEXTO REFLEXIVO____________________________________________03 E 0 4
3 ATRIBUIÇÕS DO MEC__________________________________________05 E0 6
4 VANTAGENS E DESVVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS___________________________________________________________07 E 08
5 DAS ORGANIZAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA__________________09 E 10
6 LEI 9.394, ART 62.___________________________________________________11
7 MAPA CONCEITUAL________________________________________________12
8 CONCLUSÃO_______________________________________________________13
9 REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICAS_______________________________________14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o organização e a metodologia do ensino fundamental brasileiro, mais concretamente trata da estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, constitui o trabalho as atribuições do MEC, trataremos também das vantagens e desvantagens do ensino fundamental de 9 anos, também, das organizações auxiliares da escola, Também compõe esse trabalho uma explanação do artigo 62 da Lei 9.394 e um mapa conceitual.
O objetivo desse trabalho é trazer explicações sobre os assuntos citados a cima.
Este está organizado por etapas, que tem como principal meta especificar as organizações e a forma do ensino fundamental de nove anos. Mostrando gradativamente sua implementação os benefícios e dificuldades que esse ensino trouxe a nossa sociedade. Mostraremos também a importância de termos as crianças de seis anos obrigatoriamente matriculadas no ensino fundamental, e como os estados e municípios se adaptaram com a nova lei.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas e leituras e pesquisas de textos e leis na internet.
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Texto reflexivo:
O texto teve como objetivo principal para o grupo o desencadeamento do papel do professor na disciplina da Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, por se tratar de uma disciplina que abrirá espaço para o debate, reflexão e construção de propostas de ação dos profissionais da educação para atuação no ambiente escolar.
Para o desenvolvimento de tal, o professor tem como um de seus objetivos discutir previamente com os alunos o trabalho a ser desenvolvido, deixando claro o desenvolvimento, a metodologia e o trabalho de cada um. Com isso o processo terá um desenvolvimento coletivo o que é o instituído de tal matéria, permitindo uma relação mais amena professor-aluno, fazendo com que ambos desenvolvam a melhor maneira e com qualidade esse processo. O professor de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desenvolverá junto com os alunos um método de acompanhamento de tudo que acontece com a educação no país, no estado e na sua região. O professor irá abrir caminhos para o aluno fazer uma avaliação desse desenvolvimento, tornando-os pessoas capazes de fazerem críticas e acrescentar opiniões relevantes a este ensino.
O professor terá o papel de desenvolver com isso alunos formadores de opiniões, algo que hoje não é muito comum, ser professor se tornou de certa forma no ensino brasileiro, algo automático, em que se entra para passar o que foi aprendido de forma comercial, de maneira não compreendida pelos alunos. Não se sabe se é por falta de motivação os verdadeiros formadores de opinião se acomodaram em passar de forma robotizada tudo que aprendera, desmotivando muita das vezes os alunos a se tornar seres críticos, o professor em certos casos se tornou mercadoria de um comercio governamental.
Essa disciplina tem objetivos de movimentar a sociedade civil com entrevistas, palestras, debates, envolvendo o todo, alunos, políticos, professores, pais, autoridades, sindicatos, etc. Esses encontros, ou movimentos objetivam oferecer aos alunos uma visão sobre o que pensam os demais participantes da sociedade a respeito da educação, em segundo lugar promover aos futuros professores momentos em que se possa manifestar o seu ponto de vista e as perspectivas que apontam para a educação nas respectivas comunidades. São necessários tais debates para se conhecer os temas de interesses dos profissionais enquanto trabalhadores da educação.
...