FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DE APOIO À GESTÃO PEDAGÓGICA
Por: fabianesantana3 • 7/7/2020 • Trabalho acadêmico • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 611 Visualizações
E.E. PROFª ADA CARIANI AVALONE
CÁSSIA CRISTINA DE ALMEIDA SALLES
PROPOSTA DE TRABALHO PARA A
FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DE APOIO À GESTÃO PEDAGÓGICA
BAURU, (SP)
MARÇO - 2013
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL 03
JUSTIFICATIVA 04
1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 05
2- OBJETIVOS 06
3- PLANO DE TRABALHO 06
4- INDICADORES DIAGNÓSTICOS PARA AÇÕES PROPOSITIVAS 08
5- SINGULARIDADE DA PROPOSTA PEDAGOGICA DA ESCOLA E A
PROPOSTA CURRICULAR DA SEESP 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Eu, Cássia Cristina de Almeida Salles, tel. 97852236 - Professora Titular de Cargo Efetivo na E.E.“Professora Marta Aparecida H. Barbosa - SP, portadora do documento de identidade R.G. 28.551.007-1 e CPF 290.198.178-09, possuo Magistério concluído na EE “Profª Maria Angélica Marcondes” PIRAJUÍ, Licenciatura Plena em LETRAS, na Faculdade de Filosofia, ciências e Letras de Lins e Licenciatura Plena em Pedagogia na UINOVE, Bauru. Trago em minha experiência profissional seis anos de magistério no ensino Fundamental e médio e quatro anos como Professora Coordenadora do CicloI. Além dos cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (São Paulo) que tive o prazer de concluir, como por exemplo: Teia do saber: Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental, São Paulo Educando pela Diferença para a Igualdade módulos I e II, Ensino Médio em Rede: Fase 1 e Ensino Médio em Rede: Currículo em Áreas, como Professor Representante e Programa Ler e Escrever.
Cargo Atual:
- Professora de Educação Básica do II Ciclo do Ensino Fundamental e Médio – Disciplina Português – Secretaria do Estado da Educação (SP).
JUSTIFICATIVA
É dever político abrir espaço na escola para a cidadania concreta e neste contexto evidencia-se a importância da escola pública como condição para a conquista da cidadania e, por consequência, dos direitos de participação plena na vida social, econômica, política e cultural da sociedade.
Assim, uma vez que a escola é a porta de entrada privilegiada para o acesso ao mundo do conhecimento, socialmente construído pela humanidade ao longo de sua história e que ganha sentido ao ser apropriado pelos alunos.
A garantia desse processo é dada pelo acesso e permanência de todos na escola; uma escola que se apresenta como a “escola que aprende”.
Nesse sentido, essa proposta privilegia em seu desenvolvimento a importância da apropriação de conhecimentos de relevância social e cultural e de competências que permitam a inserção democrática dos alunos na sociedade contemporânea e apresenta como meta a aprendizagem de todos através de um processo constante de monitoramento e avaliação para a redefinição dos rumos da escola.
1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
1.1 – Identificação
Escola Estadual Profª Ada Cariani Avalone
1.1.1 – Jurisdição
Diretoria de Ensino de Bauru -
1.1.2 - Modalidades de Ensino: Cursos e Ciclos
A Escola oferece cursos de Ensino Fundamental (Ciclo I eII) e Ensino Médio – na Modalidade de Curso Regular
2 - OBJETIVOS
A escola pública deve ter clareza daquilo que se espera do aluno ao final do Ensino Médio, objeto da presente proposta, transformando-se num espaço participativo onde o poder de decisão seja também coletivo e que tenha o papel e a responsabilidade social de qualificar-se cada vez mais para ensinar, instrumentalizar, humanizar e enfim formar um novo cidadão, realmente crítico e necessário à sociedade.
Para alcançar tais objetivos, é necessário competência profissional e domínio adequado do saber a ser transmitido, assim como habilidades de organizá-lo de modo a garantir que os educandos, sem exceção das classes menos favorecidas, construam seus conhecimentos e aprendam por caminhos diferentes.
Assim, a proposta de trabalho do Professor Coordenador de apoio à gestão pedagógica deve estar atenta ao trabalho desenvolvido, de modo que se apresente abordagem metodológica, que busque reverter a desigualdade de ensino e de aprendizagem diagnosticada, pautando-se na necessidade de procedimentos didático-pedagógicos diferenciados, imprescindíveis à implementação de ações a serem desenvolvidas por profissionais em funções de coordenação pedagógica, favorecendo assim o desenvolvimento do trabalho coletivo garantindo a melhoria das atividades docentes, proporcionando melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem.
3 - PLANO DE TRABALHO
3.1 INTRODUÇÃO
O presente Plano de Trabalho consiste em um conjunto de iniciativas embasado em legislação pertinente para reduzir a desigualdade de desempenho educacional existente em unidades escolares que apresentam condições operacionais adversas.
Para a apresentação do Plano de Trabalho, optou-se pela disposição do texto das gestões contempladas, com o objetivo de facilitar a compreensão das ações propostas.
Das atribuições fixadas na Resolução 03/2013 para o exercício da função de Professor Coordenador de apoio á gestão pedagógica, as que se centram na Gestão de Resultados Educacionais foram aqui abordadas no sentido de se buscar avaliar os resultados obtidos pela escola, ou seja, o quanto ela consegue assegurar o acesso, a permanência e o sucesso escolar.
...