FUNDAMENTAL
Por: Camila Mariana • 17/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 6.385 Palavras (26 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Icaraíma – PR
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Acadêmicas: RA:
Amanda Ribeiro Garcia 407010
Camila Mariana da Silva 431672
Eliane Mírian Tinti Domingos 7932702497
Olga Verônica Tinti Bulgaron 445235
Stefhani Oliveira Fernandes 1299324143
Professor Tutor EAD: Prof ª Maria Clotilde Pires Bastos
Professor Tutor Presencial: Ermelinda Aparecida de Araújo
Icaraíma – PR
2015
INTRODUÇÃO
Na educação, os objetivos pedagógicos e os conhecimentos a ser trabalhados no ensino fundamental, especialmente com a criança de 6 (seis)anos, são amplamente importantes, primeiramente visando a socialização, valores, normas e saberes que asseguram a interação social através do meio em que a criança vive, de sua cultura e suas necessidades. A formação continuada dos professores, que antes tradicionais com aulas expositivas e agora como mediadores de conhecimentos, desenvolvendo as habilidades e competências em suas fases de desenvolvimento.
Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes por que cada vez mais as crianças estão participativas na sociedade e ativos na aprendizagem.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a Organização do Ensino Brasileiro, seu desenvolvimento se deu através de leituras e pesquisas sobre os principais órgãos referentes á educação. Contendo detalhes sobre o Órgão da União- Ministério da Educação (MEC), Órgãos estaduais e municipais e as responsabilidades competentes e cada um deles. A Lei de n° 9.394de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como deve estar organizada, quais os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios presentes nessa constituição.
CARACTERÍSTICAS DO ENSINO BRASILEIRO
No Brasil, a politica educacional na educação infantil e o ensino fundamental constroem-se perspectivas diante de uma reflexão mais critica sobre a inserção da tecnologia para ajudar as metodologias que podem contribuir positivamente ser for usada de maneira correta no processo de ensino-aprendizagem.
A estrutura e o funcionamento da educação básica brasileira tem como ponto de vista onde que no Brasil tinha uma educação tradicional baseada em um professor que expunha seu conhecimento, e o aluno “aprendia” passivamente, e era avaliado á medida do que se aprendia. O surgimento da Escola Nova, que foi um grande marco na educação brasileira iniciou-se uma grande mudança educacional, um pouco contida com o regime militar, mas que foi a referência para que em 1980, junto á Constituição Federal e o ECA (Estatuto da criança e adolescente) fossem feitas mudanças e avanços significativos na área educacional no país, mudanças essas que fundamentaram a LDB, lei que rege a educação no Brasil, que tem dentre seus conceitos a estrutura da educação básica dividida entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentro desta divisão dominava-se que o ensino fundamental seria de no mínimo de oito anos.
Analisando as mudanças sociais relevantes e seus reflexos na educação houve uma reorganização, implantando assim o ensino de nove anos, onde as necessidades das crianças teriam evoluindo perante esta mudança.
As divisões após a redefinição passou a ser da seguinte maneira: Creche para crianças de 0 á 3 anos, visando de uma forma lúdica de preparação para o letramento; Pré-escola para crianças de 4 e 5 anos com o mesmo fim educacional da creche, mas acompanhando e fortalecendo seu nível cognitivo de maturação; Ensino Fundamental para crianças de 6 á 14 anos e o Ensino Médio para alunos de 15 á 17 anos, com a proposta de formar uma nova visão metodológica, atingindo o aluno como um ser pensante social e critico. Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a LDB. Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam no trabalho e em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas. No entanto, também é uma obrigação do Estado garantir os meios para que os jovens e adultos que não tenham frequentando a escola na idades adequada possam acelerar seus estudos e alcançar formação equivalente á educação básica. Após essa reestruturação baseados em projetos político pedagógicos, agora aprovado por lei o currículo escolar mudou-se completamente no ensino fundamental atendendo suas reais necessidades. Analisando assim que as funções pedagógicas hoje no Brasil, seguindo sua estrutural legal são voltadas as razões sociais vigentes, podendo desde letrar seus educando, até formá-los como cidadãos críticos, que só irão efetivar se o professor estruturar-se perante as constantes mudanças sociais, pois a LDB é o reestrutura mento das mesmas em lei. O objetivo desta proposta é fazer com que o professor tenha em mente que o ensino e aprendizagem escolar se pode comparar como um processo produtivo, ou seja, quanto mais se investe melhor será o retorno.
...