Fichamento Dermeval Saviani Escola e Democracia Capitulo
Por: gabrieljordao • 1/10/2019 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 861 Visualizações
Referência: SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da
vara e onze teses sobre educação política. 41a.ed. Campinas/SP:
Autores Associados, 2000. Capítulo 1
Tema: Teorias da educação;
O capítulo se inicia dizendo sobre a transição para o modelo capitalista. Onde a educação escolar foi adotada para se sanar o problema da marginalização, este é o modelo tradicional do ensino. Onde o professor tinha a função de transmitir o conteúdo e o aluno de absorver o que lhe é ensinado. Ao não ser obtido sucesso com este modelo, é explanado o escolanovismo. Para este, marginalizado é aquele que apresenta características diferentes dos demais e seria sanada com a aceitação das diferenças, agora, o olhar é voltado para aprender a aprender e o aluno é colocado como um ser ativo no processo de ensino, mas todo este processo é mais caro e apenas poucas escolas, muitas de elite, acabaram adotando tal método. Este processo então acabou aumentando a desigualdade das classes.
A terceira teoria a ser adotada foi a tecnicista, esta priorizava racionalidade, eficiência e produtividade, acabando por deixar de lado o senso crítico ao querer minimizar as interferências subjetivas, com o professor e o aluno em uma posição secundária como somente executores do processo de aprendizado. Aqui o marginalizado é o ser ineficiente produtivo.
Na quarta teoria é abordada a crítico reprodutivista. Nela, marginalizado é quem não provém de capital financeiro e/ou cultural e a educação atua como reforço à desigualdade classial e se ramifica em duas classes, ambas se diferem nos resultados para a burguesia e para o proletariado.
Por fim, é enaltecido o caráter das políticas compensatórias no ensino. trazendo inclusive que a problemática da marginalização é complexa e muito mais ampla que as teorias educacionais anteriores.
...