Fichamento: Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire
Por: Jorge Pacheco • 30/4/2019 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 4.131 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Fichamento de Estudo de Caso
Cláudia Oliveira Cretton
Trabalho da disciplina Didática do Ensino Superior
Tutor: Prof. Dalta Barreto Motta
Cabo Frio
2019
Estudo de Caso : Paulo Freiro
TÍTULO
Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire
REFERÊNCIA:
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire. São Paulo: Educ. Pesqui., v.44, E104010, 2018.
O referente artigo tem como objetivo o estudo sobre seus trabalhos junto à populações desfavorecidas que fundamentavam-se em perspectivas teóricas abrangentes sobre o homem, a sociedade e a educação onde o levou a desenvolver uma metodologia de ensino aprendizagem no ensino popular e ensino superior. Aborda temas e autores importantes para a história da educação, metodologias aplicadas para a difusão de conhecimentos concernentes a essa modalidade de ensino. Sendo um dos mais importantes teóricos da educação no Brasil, as contribuições de Paulo Freire são percebidas até os dias atuais.
O autor disserta sobre as grandes mudanças que ocorreram no ensino na década de 1940, quando Paulo Freire iniciava seus estudos na educação superir, onde a distinção entre educação popular e educação das elites era incontestável, onde persistiam condições de vida, perspectivas culturais e práticas institucionais que davam forma a duas formas diversas de escolaridade: à formação das minorias privilegiadas e a formação das subalternas da população. A partir do estudo das suas obras, é possível entrar em contato com os principais acontecimentos políticos que marcaram a educação no Brasil. O texto é basicamente dividido em duas partes: a primeira traz alguns apontamentos históricos sobre a Educação Popular e a segunda traz a discussão sobre Paulo Freire e suas contribuições na trajetória da Educação Popular onde sua insistência na construção de uma educação do povo e para o povo permitia uma leitura da realidade na ótica do oprimido valorizando a cultura popular.
A Educação Popular não é um fenômeno datado e situado, mas que se fez e se recriou no movimento da sociedade interrogando a cada momento histórico, assim como Paulo Freire, que se reinventou e reinventou a pedagogia em meio ao movimento social. O método de ensino proposto por Freire trabalha em cima da cultura dos educandos, sendo um instrumento de mediação da educação, na qual se dá de forma mútua, onde não existe detentor do saber, onde a cultura e seus conhecimentos prévios, são considerados. Trata-se de uma pedagogia Libertadora, partindo da problematização da realidade, uma pedagogia de emancipação social das classes populares, onde defende a crítica, o diálogo orientado para a autenticidade, que sirva não sirva à padronização, à dominação, e sim a libertação.
...