Sombras de Goya
Por: kayoceshar • 3/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 2.767 Visualizações
PORTFÓLIO
MACEIÓ
2014
PORTFÓLIO
MACEIÓ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5
CONCLUSÃO............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma síntese sobre o filme Sombras de Goya, foi dirigido por Milos Forman que trata de um momento histórico que se passou na Europa no século XVII, a Revolução Francesa, na perspectiva da Espanha, um país católico que passa por uma transição política, onde mostra a força da Igreja católica e o por fim o seu enfraquecimento.
Os tópicos que compõem esse apresentam reflexões sobre o filme em relação com o trabalho e a educação
O método realizado foi através dos pontos principais do filme Sombras de Goya.
O filme mostra o poder da Igreja Católica sobre a sociedade espanhola, e podemos observar que a Inquisição, como uma corte religiosa, era operada por autoridades da Igreja Católica. Porém, se uma pessoa fosse considerada herege, a punição era entregue às autoridades seculares, pois a Igreja "não derramava sangue". A tortura frequentemente era usada como modo de penitência.
DESENVOLVIMENTO
O Filme Sombras de Goya, passa na Espanha, no período entre 1792 e 1809. Neste excelente filme podemos acompanhar um pouco da história do grande pintor espanhol Goya e a terrível Inquisição do século XVIII.
O Rei Carlos IV gosta muito do trabalho de Goya e o trata como um de seus pintores favoritos e foi nomeado "Primeiro Pintor da Câmara do Rei", tornando-se o pintor oficial do monarca e sua família. As suas pinturas ficam conhecidas pela forma com que ele pinta as pessoas e as situações enfrentadas em sua realidade. Goya é reconhecido pela sua genialidade e, entre seus quadros mais famosos, está onde ele retrata uma mulher, a sua musa inspiradora, a doce e bela Inês Bilbatua, filha de um dos seus amigos da alta sociedade. Esse retrato de tão belo, faz com que o Irmão Lorenzo, padre da Inquisição, e amigo de Goya, se apaixone pelo quadro e pela Inês. Mas o irmão Lorenzo é rejeitado pela bela moça, que de raiva a acusa falsamente de judaísmo apenas por ter recusado numa festa comer carne de porco e a manda aos porões da Inquisição. Goya tenta interceder, pedindo a colaboração de Irmão Lorenzo que, ao invés de ajudar acaba por abusar dela nos calabouços aumentando assim o sofrimento da pobre moça.
O pai de Inês tenta libertar a filha, convidado o Irmão Lorenzo para um jantar com a finalidade de ofertar benefícios para a igreja em troca da liberdade de sua filha. Mas não sai como planejado, pois o pai de Inês perde a paciência e faz com que Irmão Lorenzo sob tortura assine uma declaração contra ele próprio e a Igreja para provar precisamente que os métodos da Inquisição fazem qualquer pessoa confessar o que quer que seja. Devido a isso o Lorenzo foge pela sua vida. Logo após acontece a revolução francesa, mudando todo o quadro, pois a Igreja Católica perde a sua força na Espanha. Devido a isso a jovem e bela Inês é libertada e Irmão Lorenzo volta com a finalidade com sede de vingança mas ele a ficar à mercê dos católicos perdendo todo o poder que tinha com o domínio francês.
Para a educação e o trabalho o filme é capaz de mostrar para as pessoas os dramas da época como funcionava o Tribunal do Santo Ofício e suas consequências devastadoras para aquela sociedade. Além de mostrar diversos pontos de discussão como o sistema carcerário, o sistema religioso e político da época, além de tratar temas como violência, injustiça e maus tratos. Sombras de Goya, é um excelente filme para se conhecer um pouco da historia da inquisição e a revolução francesa. Um filme bastante educativo e irá aumentar e ilustrar o conhecimento dos alunos.
CONCLUSÃO
A proposta deste trabalho foi a desenvolver os pontos observados do filme Sombras de Goya, com a relação à educação e o trabalho apresentados no filme.
No filme podemos observar e aprender um pouco sobre Francisco Goya, que foi um importantíssimo pintor da época e o predileto do Rei Carlos IV e também o filme mostra como o terror da Inquisição, influenciou a pintura do artista que era alimentada por uma época turbulenta. A arte não religiosa como a do pintor Goya também não é vista com bons olhos pelos clérigos do Santo Ofício.
...