TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalizado O Serviço Social

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

                                                        INTRODUÇÃO

        O Serviço social peregrinou pelos séculos na busca por sua especificidade e campo de atuação. Foi usado pela burguesia em sua gênese no século XIX, buscando atender somente seus próprios interesses, alienando e subjugando o proletariado. do Serviço Social enquanto profissão com estruturação metodológica e teórica em nosso país, já que em seus primórdios era utilizada como simples ajuda ao pobre e carente pelos mais ricos. Desta maneira sua formação no Brasil não se dará de forma diferente, já que as escolas de Serviço Social basearam-se nos ideais europeus de assistencialismo financiados pelos burgueses e apoiados pela igreja Católica.Este texto tem por finalidade relatar a diferença entre o serviço social europeu e o serviço social americano implantado no Brasil.

SERVIÇO SOCIAL EUROPEU

      Surgindo na Europa como uma profissão atrelada a ideologia e a doutrina social da igreja católica, como resposta ao acirramento das contradições capitalista em sua fase monopolista para o controle da classe trabalhadora como forma de amenizar tais  problemas.

      Usado pela burguesia que buscava atender somente seus próprios interesses, junto a igreja católica controlava todo processo de ajuda ao próximo em beneficio aos menos favorecidos.

      Em 1922 a igreja católica organizou a primeira conferencia de ação católica assim dando um salto as idéias assistencialistas de ordem cristã. Exigido por deus  ou seja receber o assistencialismo os usuários deveriam ser gratos a igreja seguindo assim sua ordem cristã.

     Dez anos depois Adele de Loneux pioneira da área e diretora da escola de serviço social de Bruxelas visitou o Brasil trazendo novas idéias européias, que tinham forte influencia do pensamento neotomista  então predominante nos meios cristãos,que eram a concepção do homem como ser livre, inteligente e social com direito de encontra na sociedade os meios necessários a sua sobrevivência e pleno desenvolvimento como pessoa humana realizando diversas conferencias.pelos pais ao retornar para a Bélgica levou consigo duas brasileiras,Maria kiel e Albertina ramos que ao se formarem sobre essa influencia voltarão ao Brasil e no ano de 1936 fundarão a escola de serviço social de são Paulo.

     Neste mesmo ano criou-se também o centro de estudo da ação social (CEAS), ao qual foi considerada uma importante evolução para o serviço social no Brasil.

SERVIÇO SOCIAL AMERICANO

      No ano de 1942 foi de grande importância para a consolidação do serviço social no Brasil, com a criação LBA (legião brasileira de assistência) nesse período os estados unidos da Américas proporcionou bolsas de estudos para assistentes sociais brasileiros que voltando ao pais introduzia o processo de serviço social de casos marcando uma mudança na visão dos profissionais,pois estes anteriormente tinha sua visão social voltadas para os ideais europeus.

A principal tarefa desses profissional era prestar assistência material,prevenir a “Desorganização” e a “Decadência”das famílias operarias, trabalhando para a formação moral,desse modo este assistentes sociais ainda não possuía uma visão critica de serviço social. Foi a partir da preocupação com a técnica em detrimento da ética moral, que, no Brasil, o Serviço Social passa a deixar de se espelhar no modelo europeu e volta-se para o modelo americano.

Nesse período, aqui no Brasil, havia uma conjuntura sócio-econômica que condizia com o modelo norte-americano de serviço social. As mudanças decorrentes de uma industrialização crescente no nosso país exigiam um serviço social mais sistemático-científico. A velha fórmula européia inspirada nos moldes católicos a partir de uma abordagem no indivíduo, diga-se de passagem, escondendo as reais intenções subjacentes ao sistema capitalista e burguês, não mais se sustentava diante das novas e desafiantes necessidades das classes operárias e trabalhistas.

A partir de 1940, o Estado, levando em conta toda a conjuntura de uma burguesia industrial e o crescimento do proletariado urbano, criou instituições de assistência; seriam as assistências classificadas como estatais, paraestatais e autárquicas.

No ano de 1967,foi realizado o I congresso brasileiro de serviço social e o seminário de Araxá que debaterão sobre a teorização do serviço social que passou do campo da recreação ao da educação de adultos terapia de grupo,aceitando assim os ideais americanos,que se chocavam com os ideais de ação social européia, com publicação de livros e seminários despertarão a atenção dos profissionais para o trabalho em comunidades adequando cada caso a sua necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com