Fluxo de Caixa (designado em inglês por "cash flow")
Por: theusbr1213 • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Fluxo de Caixa (designado em inglês por "cash flow") refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
O ano de 2017 trouxe impactos notáveis em todas as frentes de negócio seguindo de grandes mudanças. Um ambiente macroeconômico ainda mais desafiador afetou o segmento de varejo no Brasil como um todo que junto com a desvalorização do Real, foram as principais barreiras à venda de aparelhos em 2017.
Referentes os valores utilizados no fluxo de caixa da empresa Tim são:
Entradas
Saldo Inicial: Iniciamos o saldo da nossa empresa com base os dados do Balanço Patrimonial no ano de 2015, com o valor de R$ 6.699.817,00, referente à conta caixa equivalente de caixas.
Venda à vista de produtos: Utilizamos os valores estabelecidos pela sazonalidade no ano de 2015 a respeito de cada mês, com a projeção de 5% em cima do valor das contas a receber, em seguida estimamos as porcentagens por trimestres, divididas pelos meses.
Foi reduzida em média 41% ao longo do ano. Observamos uma queda maior nos meses de Fevereiro a Novembro em relação ao meses de Janeiro e Dezembro que tem tendências de vendas maiores devido ao movimento no final e início do ano.
Vendas a prazo: Seguimos o mesmo método das vendas a vista, porém com uma porcentagem de 95% em cima do valor das contas a receber.
O 1º trimestre demonstrou evolução devido sinais positivos na venda de produtos pós-pago. Uma evolução sobre os dados do ano anterior e o mais importante, preservando o eficiente modelo de negócios com baixos níveis de inadimplência e custos de aquisição. Índices positivos também foram observados no aumento dos valores de recarga no segmento pré-pago e na adoção das novas ofertas, como o Infinity Web+Torpedo e Infinity Turbo.
Saídas
Nas contas de saída foram aplicados os valores do ano de 2015, ambas dividas por 12, para cada mês de 2017.
[pic 1]
Receitas de serviços prestados
As principais receitas de serviços advêm de assinaturas mensais, prestação de serviços separados de voz, SMS, dados, pacotes de utilização combinada destes serviços, encargos de roaming e receitas de interconexão.
As receitas são reconhecidas conforme sua utilização, líquidas de impostos sobre vendas e descontos concedidos sobre os serviços. Estas receitas somente são contabilizadas quando o montante do serviço prestado pode ser estimado de forma confiável. As receitas são reconhecidos mensalmente, através do faturamento, e as receitas a faturar entre a data de faturamento e o final do mês(unbilled)são identificadas, processadas e reconhecidas no mês em que o serviço foi prestado. Os cálculos de receitas não faturadas do mês anterior são estornados e um novo cálculo de unbilled é feito a cada mês corrente. As receitas de tráfego de interconexão e roaming são registradas de forma isolada, sem que sejam compensados os valores devidos a outras operadoras de telecomunicações (estes últimos são registrados como custo das operações). Os minutos não utilizados pelos clientes relativos aos serviços do sistema pré-pago são registrados como receita diferida e apropriados ao resultado quando da efetiva utilização destes serviços pelos clientes.
...