Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica
Por: Infomix Soluções Tecnológicas • 28/5/2019 • Monografia • 15.112 Palavras (61 Páginas) • 342 Visualizações
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR QUALITATIVA E LIBERTADORA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL – SP
2000
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR QUALITATIVA E LIBERTADORA
Monografia apresentada à Faculdade de Educação São Luís como exigência parcial à conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática – Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica.
Orientadora:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL – SP
2000
Todas as teorias são legítimas e nenhuma tem importância: o que importa é o que com elas se faz.
Jorge Luis Borges
Dedicamos,
Aos nossos pais e filhos que nos motivaram e foram tolerantes com tantas horas cedidas às pesquisas e estudos para elaboração da presente monografia, bem como durante todo o decorrer deste Curso.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela vida e pela proteção, tornando possível a realização deste Curso.
Aos nossos familiares, pela compreensão e disponibilidade em todos os momentos deste Curso.
Aos professores da Faculdade de Educação São Luís, por terem acrescentado parcelas valiosas de conhecimentos neste curso ministrado;
À Profa. Dra. Maria das Graças Ribeiro Moreira Petruci, por sua competência, dedicação e disponibilidade como Orientadora.
À Profa. Lúcia Helena Vasques, por suas oportunas e relevantes contribuições.
Aos Professores Ithamar Clovis Campaci e André de Souza Maria, pelo direcionamento seguro dado a este trabalho;
Aos colegas de trabalho, pela colaboração quanto a incentivos e empréstimo de material bibliográfico;
A todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a elaboração desta pesquisa.
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo focalizar os diversos tipos de avaliação, explicitando-os de forma coerente, enfatizando que avaliar não é um fim, mas um meio, um recurso pedagógico, não podendo tornar-se uma forma de eliminação, de exclusão escolar.
Pretendemos também com este trabalho propor alternativas que possibilitem ao professor redefinir sua prática pedagógica e mudar o seu posicionamento em relação à avaliação da aprendizagem, no ensino fundamental e médio.
Tomamos como referência as teorias em que se fundamentam Luckesi (1994), Hoffmann (1992), entre outros autores e, na prática, esta pesquisa realizou-se na Escola Estadual “Floriano Saretti”, da cidade de Jacutinga – MG, com aplicação de um questionário a 10 (dez) professores do Ensino Fundamental e Médio.
Verificamos que a avaliação escolar envolve contextos pedagógicos e sérios problemas que afligem as atividades do professor ao longo de sua jornada educativa, que é o agente mais diretamente ligado ao processo de mudança. Ele precisa adotar um posicionamento consciente, uma crença profunda num ensino realizado em bases científicas, planejado em função de objetivos e avaliado através de instrumentos confiáveis.
É indispensável ainda que, preocupado com seu trabalho do dia-a-dia, o professor não esqueça o fim maior da avaliação no contexto da ação pedagógica - se os objetivos propostos estão sendo perseguidos para atender aos fins da educação e se vão contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, reflexivo, livre e feliz.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 1 A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SENTIDO TRADICIONAL E MODERNO.............. 1.1 A avaliação como um problema atual........................................................................... 1.2 A avaliação nas correntes teóricas................................................................................. 1.3 Tipos de avaliação.......................................................................................................... 1.3.1. A avaliação diagnóstica............................................................................................ 1.3.2. A avaliação formativa............................................................................................... 1.3.3 A avaliação quanto ao tipo de provas........................................................................ 1.4 A avaliação dentro dos novos paradigmas da educação................................................. 2 A AVALIAÇÃO COMO FORMA DE VENCER O FRACASSO ESCOLAR................ 2.1 A avaliação punitiva e antidemocrática.......................................................................... 2.2 A avaliação libertadora e transformadora....................................................................... 3 A AVALIAÇÃO SOB O ENFOQUE DE 10 (DEZ) PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL “FLORIANO SARETTI”, DA CIDADE DE JACUTINGA – MG............. 4 OS RESULTADOS DO ESTUDO..................................................................................... CONCLUSÃO........................................................................................................................ BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................... ANEXO ................................................................................................................................. | 07 09 10 12 14 14 14 17 18 21 21 25 31 38 50 53 55 |
...