Fundamentos da Educação
Tese: Fundamentos da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felipe07_mate • 26/2/2015 • Tese • 855 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
Gabarito AD1 – Fundamentos da Educação I – Coord: Prof. Liliane Sanchez (2013/2)
OBS: Tendo em vista o caráter subjetivo das questões propostas e o fato de serem dissertativas, este gabarito pretende servir apenas como modelo para a análise das respostas, apresentando trechos dos capítulos que apontam os principais conceitos a serem desenvolvidos e abordados em cada questão. No entanto, os tutores responsáveis pela correção das avaliações devem exercer seus potenciais de autonomia reflexiva e interpretativa na realização das correções, considerando as argumentações desenvolvidas por cada aluno, mas, respeitando os conteúdos abordados na disciplina.
Questão 1 (Valor 5 pontos):
Além de ter sua existência condicionada pelo mundo natural com que se defronta, o homem vê-se condicionado pelo próprio mundo que edifica, graças a sua capacidade criativa ímpar entre todos os animais. Os homens constantemente criam suas condições de existência, produzindo sentidos à ela. Diferentemente dos animais, que apenas reagem às condições que lhes são impostas pelo meio em que vivem, os homens vão além: criam seu próprio mundo, produzindo “cultura”, atuando e transformando o mundo natural pré-existente e influenciando as futuras gerações. Nesse sentido, podemos dizer que os homens são condicionados pelo ambiente no qual se inserem (o meio faz o homem), mas, também podemos dizer que o homem influencia esse mesmo ambiente onde está inserido (o homem faz o meio), produzindo transformações nesse ambiente, que também incidirão sobre a própria existência humana. Devido ao fato de o homem ser “inacabado”, em processo contínuo de auto-criação, ou seja, sempre em processo de “humanização”, é que ele torna-se diferente de acordo com o meio, o contexto social-histórico, as influências educativas e culturais sofridas e vivenciadas.
Sendo assim, o homem, que ao nascer traz algumas características comuns a sua espécie e algumas particulares, ao entrar em contato com o meio (o mundo), vai se tornando “humano” à medida que convive e começa a fazer parte de determinado grupo social, da “humanidade”, devido a sua capacidade de adaptação e transformação. Através das informações e influências recebidas de seu meio, o homem vai se auto-criando, num processo contínuo de “humanização” (tornar-se humano, assemelhar-se a sua espécie, adquirindo características comuns). Contudo, além de receber influências do meio em que vive, através da educação e da cultura, que variam no tempo-espaço (condições históricas, geográficas, sociais, econômicas, políticas e culturais), o homem, como um ser atuante, um agente, também é capaz de exercer influências sobre esse meio (sobre as condições dadas) e transformá-lo. Sendo assim, além de estar em constante interação com o meio físico e sócio cultural, eles (homem e “meio”/“condições”) estão sempre em transformação.
Questão 2 (Valor 5 pontos):
Freqüentemente ouvimos, em nosso dia-a-dia, o uso da palavra “filosofia”em contextos bastante distintos. Os usos cotidianos do termo (senso comum) apontam tanto para um modo geral de agir quanto para a adoção de regras ou diretrizes que sirvam de orientação para um fim determinado. Podemos citar como exemplo desses usos uma notícia divulgada
...