Fundamentos fisiologicos
Por: Gsk8 • 30/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 364 Visualizações
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Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo Osasco
Pedagogia-Licenciatura 1ª Série
Desafio Profissional
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Gabrielli Muniz da Silva RA:
2873936468
Patrícia de Souza Rocha Mello RA:
2856171404
Vanessa Fernanda do Nascimento RA:
2859691102
Bárbara da Cunha Silva RA:
1599841693
Osasco,25 de maio de 2015.
Introdução
Objetivo é apresentar como a educação a tecnologia cada vez está acelerada e se tornou importante na educação, nos projetos pedagógicos, no desenvolvimento dos alunos e na sua formação, e como as tecnologias assistiva se dispõem de forma acessível para portadores de deficiências especiais e a inclusão do mesmo em todo espaço escolares na sociedade.
Hoje as aulas não são mais tradicionais onde caderno e lousa cheia não despertam interesse para os alunos, a nova escola busca a se adaptar com esse novo conceito de tecnologia na educação para garantir um aprendizado mais atraente e interativo.
Muitas escolas criam projetos e se atualizam cada vez mais para acompanhar essa nova era que vivemos, os alunos gostam tanto de tecnologias e professores usam ela a seu favor, buscam meios onde possam se adaptar conforme o ritmo dessas atualidades.
A tecnologia assistiva ganha seu espaço em instituições escolares, ONGS e na sociedade, estabelecendo o nível de assistência á pessoas deficientes.
É necessário a educação inclusiva ter acesso as tecnologias assistivas, possibilidade de avanços de salas temáticas favorecendo as práticas educacionais mais compatíveis a nossa sociedade contemporânea.
São vários recursos a ser utilizado na educação, software, jogos, aplicativos e outras tecnologia são utilizados como ferramentas educacionais e cabe o professor, o mediador disponibilizar interesses em ensinar, se adaptar e buscar métodos e mitologias de um ensino atraente e interativo.
Ambiente/sala temática: Brinquedoteca | |||
Usuários: crianças de 6 á12 anos. | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assistivas |
Tablete: | Promover interatividade e fácil manuseio, estimulando abordagens de conteúdos ilustrativos e de alfabetização. | O uso do tablete pode identificar diversos aplicativos com conteúdo significativos que possibilitam aprendizado de linguagens, estimulando a vocalização e interesse pela comunicação. | Facilitar a fala e ampliar a comunicação crianças com síndrome de down.
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Mindflex: | Desafia o usuário controlar bolinha através de ondas celebrais. | Brinquedo que mede atividade cerebral do usuário através de um capacete. | Conduzir concentração da mente e capacidade de desenvolvimento e o entendimento do celebro, aplicável também para crianças com paralisia cerebral. |
Lousa digital interativa: | Desenvolver Habilidades, realizar de forma lúcidas atividades interativas, cooperativas e socialização. | Em grupo realizar caça palavras, cruzadinhas, Completar frases, forca, e utilizar diversos recursos que a lousa digital oferece como acessar a internet e jogos educativos. | Socializar as crianças e permitir interação para crianças com deficiências com baixa habilidade motora, por ser uma lousa digital facilita e da autonomia usando os dedos ou outra parte do corpo. |
Mesa educacional alfabeto: | Encaixar blocos coloridos em um modo eletrônico reconhecendo letras, associando as palavras aos seus significados.Possui tecnologia que permite interagir com objetos 3D e blocos com letras do alfabeto em Braille. | Expandir conhecimento e desenvolvimento da criança e a coletividade aprendendo e brincando ao mesmo tempo, expandir o universo de acordo com o ambiente que o aluno vive. | Coloca-se a disposição a linguagem e escrita igualitária para crianças com necessidades especiais. |
Esperança com tecnologias para a educação
O projeto de novas tecnologias organizado pela ONG Esperança será de grande apoio para a vida profissional de todas as crianças e adolescentes que tiver acesso a ela.Esse projeto conta com vários recursos tecnológicos, como: computador, internet, impressora, etc., e no mundo globalizado que vivemos é fundamental saber utilizar os recursos tecnológicos.A ONG Esperança se preocupa em fazer o melhor a todos, buscam a preparação para os professores, para que os seus alunos aprendam corretamente o funcionamento, e em que utilizar essas tecnologias.Os professores são os primeiros a ter o acesso a elas, para compartilhar os conhecimentos com os demais.Os meios tecnológicos vem favorecer a educação em suas diversas disciplinas.As matérias escolares como: geografia, historia, língua portuguesa, matemática, biologia, etc.Cria-se um dinamismo no momento da aula e se torna mais atraente e empolgante.
Para uma criança em fase de alfabetização, o uso do computador através de programas educativos abrange o seu interesse pelo saber.A criança aprende de maneira lúdica, o próprio ambiente diferenciado já propicia a curiosidade da criança.
Os jogos educativos é uma fonte inovadora de alfabetização para crianças nas fases iniciais.Além do mais, desacelera a agitação que muitas vezes atrapalha o ritmo da aula, e assim levando a um nível maior de concentração em suas atividades escolar.
Os adolescentes requerem também uma atenção adequada a sua faixa etária.Sendo que muitos já possuem conhecimentos tecnológicos através de games, celulares, computadores, etc.
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