Fundamentos historicos
Por: Amolapi • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 274 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
Resumo das principais ideias contidas no texto 4
Elabore um texto apresentando a sua compreensão do texto.....................................5
Descreva a construção e a transmissão do conhecimento na antiguidade.................6
A mudança do surgimento do humanismo renascentista e valoriza o individualismo..7
Mostre que da nossa visão de um mundo nasce de um processo dialético................8
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS.........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por modo de finalidade expor o conceito sobre Educação para a vida e para o trabalho de forma conceituada.
Nele podemos ver como a educação está presente em toda nossa vida, mostrando como se deu o surgimento da educação na antiguidade e até o mundo moderno. E a conclusão disso é que a educação veio se modernizando com o passar dos anos cada vez mais, evoluindo mostrando que nos dias atuais de hoje, a formação escolar estão apresentando uma melhoria e com esse aumento conseguíramos um importante avanço tecnológico e cientifico.
DESENVOLVIMENTO
1. Resumo das principais ideias contidas no texto.
Nos índices mostram que nos dias atuais de hoje, na formação escolar estão apresentando uma melhoria e com esse aumento conseguíramos um importante avanço tecnológico e cientifico e com isso os problemas éticos e sócios parecem apresentar o mesmo progresso mostrando que está tendo um descontrolo no distanciamento entre a visão de um mundo atual para um mundo melhor e muito mais justo. Podemos ver isso através das noticias postas em revistas ou em colunas de jornais. A educação hoje em dia está sendo mais visada em sucesso acadêmico e financeiro do que tenta obter uma formação de um cidadão com caráter melhor. Porém isso pode ter o aspecto positivo ou negativo com mudanças que cabe o despertar da consciência de tal modo que isso possa auxiliar a educação do futuro. É por isso conhecendo o passado e tendo vivenciado e o seu presente buscaremos manter o futuro e mantê-los mais próximos de nossos olhos colocando conhecimento como força a serviço da educação e formar verdadeiros homens.
Com isso queremos mostrar para todas as pessoas que a educação é o qual a humanidade conserva e transmite a particularidade de uma coisa atribuindo a outras pessoas e com sua vontade consciente e a razão, é o principio para ter uma educação para vida e o trabalho.
O papel da educação é capacitar o sujeito para o mundo do trabalho e da vida social. Por isso, as seções estão divididas conforme a proposta dos temas que se relacionam.
O pensamento sobre educação, ideias e conhecimento para Platão e Aristóteles baseia-se sobre a ética aristocrática da Grécia. Aristóteles crítica a teoria de Platão sobre o sua ideias principalmente sobre a divisão entre o mundo sensível e inteligível, dado pelo contato com a própria coisa. Platão pensa, então, na existência do mundo das ideias, o mundo dos seres verdadeiros, unos, idênticos a si mesmos e permanentes porque não estão sujeitos a mudanças.
Educar para o trabalho na idade moderna é a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, o homem resultou no conteúdo da educação, e com tudo isso as pessoas vão adquirindo um grande conhecimento para a vida e transmitindo para o seu trabalho. Na idade média busca conhecimento por si mesmo diante de experiências privadas e pessoais. E a educação no mundo antigo, tanto pré-paga como greco-romana, é diferenciada por classes, por papéis, por funções sociais, mas que, fundamentalmente, não tem os mesmos fins. E era destinado a alguns poucos pertencentes às famílias.
2. Elabore um texto apresentando a sua compreensão do texto
Hoje vivemos num mundo árido onde as relações interpessoais tornaram-se raridade, graças a um processo de globalização, onde as informações transitam com agilidade surpreendente, não permitindo as adequações a essas novas realidades. Os seres humanos construíram um mundo que culminou na crise da condição humana no planeta. A reflexão sobre as nossas vidas, com uma educação transformadora, nos ajudará a pensar sobre a natureza humana em si. A tecnologia é maravilhosa porque posso acompanhar de qualquer lugar do mundo, mas a sensação de estar no teatro em contato com as pessoas é uma experiência insubstituível. Inicialmente prevalecia o modo de produção comunal, o que hoje chamamos de "comunismo primitivo".
Tudo era feito em comum: os homens produziam sua existência em comum e se educavam neste próprio processo. Lidando com a terra, a natureza, se relacionando uns com os outros, os homens se educavam e educavam as novas gerações. Na medida em que ele se fixa na terra, que então era considerado o principal meio de produção, surge a propriedade privada. A apropriação privada da terra divide os homens em classes. A classe dominante, a classe dos proprietários, tinha uma educação diferenciada que era a educação escolar. Por contraposição, a educação geral, a educação da maioria era o próprio trabalho: o povo se educava no próprio processo de trabalho.
3. Descreva a construção e a transmissão do conhecimento na antiguidade
O conhecimento na antiguidade era pouco sistematizado relacionado à formação feita no interior
...