Fundamentos metodológicos de ciências
Por: 16ana • 9/2/2016 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Campus Virtual Unicid
Educação a Distância
Ana Paula Maria dos Santos Pires de Paula
14420929
Polo Santo Amaro
Fundamentos metodológicos de ciências
AP
Unidade II
São Paulo
2015
A função do professor na sala de aula é zelar pelo desenvolvimento e aprendizagem dos alunos preparando um ensino que os ajude na sua aprendizagem, pois o aprender é sempre valorizado com processo de satisfação de novos conhecimentos adquiridos. A interação entre o professor e aluno é realizado através de respeito, confiança e autoridade, são pontos fundamentais em implicam em mutua aceitação. Os alunos observa outros alunos discutindo/ interagindo em sala de aula cada um deles tem sua maneira de pensar, o ensino tradicional representa a figura do professor, por sua vez os alunos são indivíduos passivos que apenas assimilam as informações repassadas, os conhecimentos dos alunos ficam limitados as informações repassadas e a vantagem é que o professor possui maior controle da sala de aula, por outro lado os alunos não desenvolve seu lado critico isso não é bom.
O ensino construtivista utilizado pelos professores, é diferente pois o aluno é o sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, no construtivismo existe diversos meios de ser aplicado, sendo assim o professor não é o único que o acesso ao conhecimentos das disciplinas, no construtivismo o professor tem dificuldades de conduzir seus alunos pois cada um tem seu próprio jeito de trabalhar, a ciência pode contribuir para que haja uma melhora nas aulas, pois a mesma pode permite inserir os conceitos científicos dentro de uma realidade humana.
Referências
BIZZO, Nélio. Mais ciência no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. v.4. 3. ed. Brasília, DF: MEC, 2001.
...